As etapas eliminatórias do Festival Mato-grossense de Música, que acontecem ainda em setembro, nos dias 10, em Nobres, 17, em Jaciara; e 24, em Santo Antonio do Leverger são aguardadas com expectativa. Terminada esta fase, só vai restar a finalíssima, prevista para o dia primeiro de outubro, em Barra do Garças.
O Festival vai distribuir R$ 27.5 mil às canções melhores classificadas, sendo 6, 4 e 2 mil reais, respectivamente, aos primeiro, segundo e terceiro lugar. Essas três músicas receberão, ainda, troféus alusivos ao evento. A gravação de um cd com as 16 finalistas está programada. Dessas 16 canções, 12 são com letras e as quatro restantes instrumentais.
Das eliminatórias (músicas com letra) serão selecionadas para a final 12 canções e o critério seletivo será por pontos corridos. Confira abaixo a relação das músicas classificadas para cada uma das eliminatórias, seus intérpretes e cidades de origem.
Na eliminatória de Nobres, os representantes do Nortão serão Cláudio Pilatti (Guarantã do Norte), com a música Amor pra Valer; Bruno Bolsi (Colider)com a música Sem você, Edson Salgueiro e Luís Siqueira (Colider), com Amor e Lembrança, Max e Alexandre (Terra Nova do Norte)com Minha História, Samuel Augusto (Sinop)com a música Kurumin.