PUBLICIDADE

Festival das Águas agita Alta Floresta depois de amanhã

PUBLICIDADE

Começa nesta quinta-feira a 3ª Edição do Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso “Águas da Amazônia”. Sediado no município de Alta Floresta, o encontro promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso reúne comunidades da Amazônia mato-grossense, gestores públicos, estudiosos, pesquisadores e representantes de organização não governamentais de nove estados brasileiros para um grande fórum de discussões sobre os recursos hídricos envolvendo temáticas que se relacionam com a conservação dos recursos naturais como um todo.

O objetivo segundo os coordenadores é promover diálogos abertos que resultem na promoção de políticas públicas em prol da Água e da vida que gira em torno dela, incluindo dentro desta proposta um cenário de discussões sobre a cultura mato-grossense.

Desenvolvido com base no projeto da Unemat “Programa ABC de Mato Grosso- Água, Biodiversidade e Cultura”, o Festival teve início em 2003 com a realização do “Águas do Pantanal”, em Cáceres, que mobilizou cerca 3 mil pessoas. O evento teve continuidade em agosto do ano passado com a realização do “Águas do Araguaia”, em Luciara (1200 km de Cuiabá).

Com a realização do “Águas da Amazônia a Unemat consolida um ciclo de discussão envolvendo as três maiores bacias hidrográficas do Brasil: Amazônica; Araguaia -Tocantins e bacia do Prata. Segundo o reitor Taisir Karim o evento resulta num trabalho de integração da Universidade com a comunidade e é fruto da atuação da Unemat no interior do estado de Mato Grosso com sua inserção nas realidades presentes nos biomas Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica.

Durante os três dias do evento, os participantes terão acesso a uma vasta programação que conta com palestras, mesas redondas, espaços de diálogos, feiras de artesanatos, shows e apresentações culturais, além de 58 atividades entre oficinas e mini-cursos, e espaço áudio visual com sala para projeção de vídeos, exposição de painéis, divulgação de eventos e rádio comunitária.

A abertura prevista para as 19h da quinta-feira, em um palco montado junto a praça central do município de Alta Floresta, será marcada pela conferência sobre Água, Biodiversidade e Culturas realizada pelo secretário nacional de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Gilney Viana, e pela coordenadora do Programa ABC de Mato Grosso, a professora da Unemat Carolina Joana da Silva. A noite conta ainda com uma feira solidária, com artesanato, comidas e bebidas regionais e produtos orgânicas, com a participação do músico Gabriel Navarro e outras apresentações culturais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE