Após o fim da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, as chances de rebaixamento do Cuiabá chegaram a 80,6%, atrás apenas do Atlético Goianiense, que possui 97,3% de probabilidade de queda. O levantamento do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
No levantamento da UFMG, o terceiro com mais riscos de rebaixamento é o Vitória com 59,6%, seguido do Corinthians com 59,2%. Criciúma é o quinto com 20%.
Na parte de cima da tabela, cinco clubes matematicamente já se livraram da chance de queda. Botafogo, Flamengo, Fortaleza, Palmeiras, Bahia e São Paulo.
O último revés do Cuiabá foi na segunda-feira, após derrota por 3 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio. Antes do duelo contra o time gaúcho, o risco de queda do Dourado era de 71%.
Nesta segunda-feira (16), o Dourado saiu derrotado contra o Internacional por 3 a 0, no Beira-Rio. Antes de entrar em campo contra o Colorado, a porcentagem de rebaixamento do Auriverde era de 71,1%.
Até o final do campeonato, o Cuiabá terá duelos diretos contra time que brigam contra o rebaixamento, além de outros que estão na disputa no topo da tabela. Na sequência, o time mato-grossense enfrenta o Cruzeiro (casa), Atlético-GO (fora), Vasco da Gama (fora), Corinthians (casa),Bragantino (fora), Botafogo (fora), Flamengo (casa), Juventude (fora), Bahia (casa), Fluminense (fora) e Vasco da Gama (casa).
Atualmente, o Cuiabá ocupa a 19ª posição na tabela, com 22 pontos, cinco atrás do Fluminense que é o primeiro fora da zona da degola.