A exposição “Travessia”, da artista Emanuelle Calgaro, entrou em cartaz, ontem, na Galeria de Artes Lava Pés, localizada na sede da secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em Cuiabá.. Inspirada em aves do Brasil, a mostra é a primeira da série em que a artista apresenta imagens do comportamento de pássaros durante voo
“Esse trabalho faz parte do projeto Sentido e é a primeira vez que o apresento ao público. Na primeira série do projeto, a Suspensão, os desenhos traziam pássaros quase todos em pouso. Na Travessia, eles estão em voo”, explica Emanuelle.
Ainda de acordo com a artista, a inspiração vem tanto da observação na natureza, quanto de imagens retratadas em fotos ou vídeos. “Procuro escolher os que são mais coloridos”, destaca.
A coletânea exibe diversas espécies de aves, como beija-flor, udu-de-coroa-azul, andorinha, coruja, e outras. Para criação dos desenhos, a técnica usada pela artista é a de lápis aquarelável com giz pastel seco sobre papel de alta gramatura.
Com a série suspensão, as obras de Emanuelle Calgaro foram expostas na Alemanha, Itália, Portugal, Estados Unidos e outros países. A coleção assegurou à artista o Prêmio Arte Anima Latina 2024 como favorita do público. O prêmio integra a Mostra de Arte Latino-Americana, que foi realizada neste ano, em Perugia, na Itália.
Travessia conta com curadoria de Aline Figueiredo, e projeto expográfico de Douglas Peron e Bruno Custódio. A exposição fica aberta para visitação gratuita até o dia 25 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 18h.