Foi fundada em Lucas do Rio Verde a primeira Associação de Prevenção a Cultura Mato-Grossense – A Flor do Cerrado. A eleição e posse da diretoria aconteceu no auditório da Câmara Municipal e os membros foram indicados diante da platéia. São cidadãos de Mato Grosso e de outros Estados, mas todos ligados direta ou indiretamente ao setor em questão.
O coreógrafo Fernando Pael foi eleito presidente. Ele agora quer o apoio dos Poderes Legislativo e Executivo. “Vou solicitar junto a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal um espaço físico para o funcionamento da associação, onde funcionará um restaurante com comida típica mato-grossense, artesanato, danças e festas populares e tudo mais sobre a nossa cultura”, destacou Pael.
O presidente eleito disse também que a cultura local ainda está muito lenta. “Aqui em Lucas existe uma ausência muito grande de bons profissionais para conduzir a cultura do município, mas a tendência é melhorar gradativamente”, concluiu Pael.
Depois da eleição e posse a Cia Teatro de Dança Balé Dois Mil apresentou a peça “É Mato grosso Sim Senhor!”.
Mato Grosso tem uma Grande diversidade Cultural. As Expressões populares são em sua maioria, representadas pelas danças, lendas e contos, que sintetizam a herança cultural deixada pelos brancos, índios e negros, isso explica o gosto pela dança, música, cores fortes e impetuosidade romântica.
A região do médio-norte, colonizada principalmente por brasileiros sulistas, vive à margem do conhecimento cultural do Estado, então faz-se necessário ações que possibilitem a esta população o acesso à estas manifestações que traduzem de forma singular a origem da formação cultural de Mato Grosso.