A Orquestra de Câmara do Estado fez sua décima apresentação neste ano em Alta Floresta, na última terça-feira, para um público de aproximadamente quatro mil pessoas, na Praça da Cultura, centro da cidade. Alta Floresta, que fica no extremo norte mato-grossense, é a primeira das cidades pólo no Estado que receberão a orquestra em 2006.
Os 17 músicos e o maestro Leandro de Carvalho se apresentaram durante cerca de uma hora, com um repertório de nove músicas. Receberam entusiasmados aplausos do público, o maior que a orquestra já teve desde a sua criação em meados de 2005. A próxima excursão será para a região sul do estado, em junho, e terá escalas nas cidades de Rondonópolis e Alto Araguaia.
Ao final da apresentação em Alta Floresta, o maestro Leandro de Carvalho e os 17 músicos foram abordados por pessoas que assistiram ao concerto. Elas transmitiam um misto de satisfação e gratidão, pelo fato de terem presenciado o espetáculo que coincidiu com as comemorações dos 30 anos do município. Esta foi a primeira apresentação da de orquestra em Alta Floresta.
Com uma composição de oito violinos, duas violas, dois violoncelos, duas violas de cocho, dois percussionistas e um contrabaixo, a orquestra viajou aproximadamente 26 horas, incluindo ida e volta, atravessando praticamente toda o Nortão mato-grossense. Uma jornada cansativa mas que também propiciou aos integrantes da orquestra conhecer aspectos ambientais da Amazônia de Mato Grosso. Os músicos também se mostraram bastante satisfeitos com o sucesso da iniciativa, refletido pelo carinho que receberam do público.
Registro
Toda a turnê está sendo documentada em audiovisual e também textualmente, para um DVD e uma publicação impressa ilustrada com muitas fotografias. Esses trabalhos jornalísticos vão registrar os detalhes de toda a turnê expondo informações e imagens sobre as apresentações e os municípios que receberão os concertos.
Em Alta Floresta, por exemplo, seis músicos da Orquestra se apresentaram de improviso sob uma sumaúma (seiba pentandra), árvore gigantesca e nativa da região de aproximadamente 500 anos, situada numa reserva ecológica próxima a sede do município.
A Orquestra de Câmara do Estado e a turnê estadual fazem parte de uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, cuja intenção é democratizar a cultura, oferecendo à toda a população mato-grossense música de qualidade. O concerto em Alta Floresta teve apoio da prefeitura do município.