As inscrições no vestibular da Universidade do Estado de Mato Grosso começam amanhã e vão até 10 de outubro, para ingresso no primeiro semestre do ano que vem. São 2.550 vagas em 63 cursos, em 13 municípios. A taxa para o seletivo por prova custam R$ 150 e para o seletivo por histórico escolar é R$ 50.
As provas serão em Sinop, Alta Floresta, Cáceres, Nova Mutum, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Tangará da Serra, Alto Araguaia e Barra do Bugres. A primeira fase é de quatro provas objetivas com questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias; já a segunda etapa constitui-se de prova de redação. As duas fases da prova serão em etapa única dia 8 de dezembro.
A Unemat informa que o ingresso no primeiro semestre de cada ano letivo era realizado pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, enquanto o ingresso no segundo semestre de cada ano letivo era realizado pelo vestibular próprio.
A novidade é que o ingresso no primeiro semestre de 2025 será por vestibular próprio da Unemat, as inscrições e provas serão anunciadas dentro de poucos dias e este vestibular contará com dois processos seletivos: um por prova e outro por análise de histórico escolar do Ensino Médio, dependendo do curso no qual o candidato tiver interesse.
O candidato que ainda estiver cursando o 3º ano do Ensino Médio poderá participar, e deverá enviar o histórico escolar provisório, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, que pode ser retirado na secretaria da escola onde estuda. Os candidatos que são titulares ou dependentes no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome agora poderão pedir a isenção automática da taxa de inscrição. Basta o candidato anexar a Folha Resumo do Registro no CadÚnico, com atualização cadastral realizada até dois anos.
Outra novidade são dois cursos da Unemat que serão oferecidos em novo turno – engenharia florestal em Alta Floresta, que deixa de ser em período matutino e passa a ser ofertado no período noturno; tecnologia em Gestão e Inovação em Agronegócios, que deixa de ser em período matutino e agora passa a ser ofertado no período noturno.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.