As inscrições para o DOCTV 3 vão até o dia 17 de março e podem ser feitas na TV Mais, em Cuiabá. O projeto, que irá selecionar 35 vídeos inéditos de todo o País, inclui uma vaga para autor mato-grossense. Para se inscrever o interessado deve comprovar residência no Estado há pelo menos dois anos.
Cada roteiro selecionado irá receber R$ 100 mil, fruto da parceria entre Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta e a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais, ABEPEC. Após essa iniciativa pode nascer o Programa de Fomento à Produção e Tele-difusão do Documentário Brasileiro – DOCTV, hoje um dos principais projetos para a produção documentarista em nosso País.
As produções vencedoras serão apresentadas ao público pelas emissoras conveniadas à Rede Pública de Televisão, atingindo assim mais de 98 milhões de pessoas em todo o País. Filmes vencedores da edição passada do concurso ainda podem ser vistos até maio deste ano, na TVE canal 2, todos os domingos às 23h.
Para melhor preparar o idealizador de cada roteiro, aumentando assim a qualidade de cada produção, a coordenação do DOCTV traz todos os anos para Mato Grosso a Oficina de Formação de Projetos, que pretende ajudar na formação dos roteiros. Este ano ela acontece entre 6 e 11 de março na Unic Pantanal, das 19 às 22h, com a presença do documentarista Maurice Capovilla, ator e diretor de vários trabalhos nacionais.
Os interessados em participar das aulas totalmente gratuitas devem se inscrever na sede da TV Mais até dia 3 de março (sexta-feira), apresentando um roteiro para ser trabalhado durante a oficina, e também assinar um termo se comprometendo a participar do DOCTV 3 com o projeto trabalhado na oficina.
Mato Grosso teve vencedores nas duas edições anteriores do concurso. No primeiro, o DOCTV1, venceu o videomaker Eduardo Ferreira, com o documentário “Cerimônias do Esquecimento”, uma homenagem ao escritor Ricardo Guilherme Dicke. E no segundo, o DOCTV2, a vencedora foi a cineasta Bárbara Fontes, com o documentário “Vila Bela Terra de Colores”, que fala sobre a cidade histórica de Vila Bela da Santíssima Trindade.