A Império de Casa Verde é a escola campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo pelo segundo ano consecutivo. Ela recebeu 298,25 dos 300 pontos possíveis. A apuração das notas aconteceu na manhã desta terça-feira, no sambódromo do Anhembi (zona norte de São Paulo).
A Vai-Vai é a vice-campeã, com 298,25 pontos. Apesar de ter a mesma pontuação da Império, a Vai-Vai ficou em segundo lugar conforme o critério de desempate –no caso, as notas do quesito Evolução. A Mocidade Alegre teve 298 pontos e ficou em terceiro lugar.
A Gaviões da Fiel, Acadêmicos do Tatuapé, Leandro de Itaquera e Camisa Verde e Branco foram rebaixadas para o Grupo de Acesso.
No desfile, a Império da Casa Verde apresentou carros alegóricos grandes e luxuosos. A escola, a quinta do primeiro dia de desfiles, entrou no sambódromo por volta das 4h10 de sábado (25). Entres os destaques da Império estava a ex-loira do Tchan, Sheila Mello.
Com o enredo “O Boi Mítico ao Boi Real – De Garcia D’ávila na Bahia ao Nelore – O Boi que come capim – A Saga da pecuária no Brasil para o Mundo”, a Império lembrou a importância do boi na história do homem e o seu caráter de sagrado.
Com uma homenagem ao boi da raça nelore, a agremiação contou com o apoio dos criadores desse tipo de gado.
Há apenas quatro anos no Grupo Especial, a Império levou em 2005 para a avenida o enredo “Se Deus é Por Nós, Quem Será Contra Nós?”, que mostrava o Brasil sob uma ótica global, nacional e local. O carro abre-alas apresentado pela escola foi um dos mais compridos da história do Carnaval de São Paulo. Em 2004, a agremiação ficou em terceiro lugar.
Neste ano, a agremiação veio com cerca de 3.000 integrantes e 23 alas.
Grupo Especial
Pelo Grupo Especial concorreram ao título Gaviões da Fiel, Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tatuapé, Império de Casa Verde, Camisa Verde e Branco, Vai-Vai, Mocidade Alegre, Unidos do Peruche, Tom Maior, Acadêmicos do Tucuruvi, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria, Leandro de Itaquera e X-9 Paulistana.
Apesar de pertencer ao Grupo das Escolas Esportivas, a Gaviões conseguiu na Justiça desfilar e concorrer ao título pelo Grupo Especial.
A escola perdeu quatro pontos por estourar em um minuto e dez segundos o tempo do desfile –que é era de 65 minutos– e por ter exposto no gerador a marca de uma empresa –caracterizado como merchandising. A decisão foi anunciada na segunda-feira (27) pela Liga Independente das Escolas de Samba.
Mancha Verde
Apesar de ter desfilado no mesmo dia das escolas do Grupo Especial, a Mancha Verde não disputou o título.
Também integrante do Grupo das Escolas Esportivas –como a Gaviões–, a Mancha foi incluída na programação do Grupo Especial conforme acordo entre a Liga e as agremiações. Na apuração dos votos, a Mancha teve 296,5 pontos