A Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) de Sinop encaminhou ao Governo Federal um projeto solicitando a construção de uma escola de artes no município. Atualmente o campus já oferece aulas de artes, como teatro, dança, piano, violino, balé, coral, capoeira, artes plásticas, entre outros. Segundo o coordenador do campus, Aumeri Bampi, seriam necessários R$ 350 mil para a construção, que ficaria anexa ao campus.
A coordenadora do Departamento de Cultura, a teatróloga Rute Varéa, informou que cerca de 580 alunos, de diferentes idades, participam dos projetos desenvolvidos pelo campus. Ela ressalta que a escola funcionará como um complexo artístico, com salas adequadas para desenvolver as oficinas e espaço suficiente para ampliar o número de alunos atendidos. “Pretendemos atender mais de mil pessoas em nossos projetos”, enfatiza.
Esta é uma das obras previstas para o campus para este ano. Outro projeto que já está em fase de conclusão é a Casa Brasil. O prédio foi construído na universidade com recursos de cerca de R$ 350 mil e deve ser inaugurado em março. No local serão realizadas atividades sócio-culturais, como o telecentro, com 20 computadores, auditório com 50 lugares e laboratórios de multimídia, biblioteca e oficina de rádio.
Este ano as aulas de artes ainda não começaram em Sinop. Segundo Varéa, estão aguardando a contratação dos professores, que deve ser feita pela universidade. A previsão é de que iniciem a partir do dia 20, mas ainda não foi confirmada. Enquanto isso, os mais de 500 alunos aguardam para dar continuidade aos trabalhos.