sábado, 21/setembro/2024
PUBLICIDADE

Governo de MT aborda em encontro com representantes do exterior intensificação de serviços digitais

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria estadual Planejamento e Gestão promoveu, este fim de semana, uma discussão entre agentes públicos do Governo de Mato Grosso, servidores e representantes da Estônia que mediam as relações tecnológicas e comerciais entre os países nos setores públicos. O encontro foi realizado no Palácio Paiaguás e debateu o diagnóstico gerado pelo acordo de cooperação técnica que intensifica a transformação digital estadual.

O secretário da Seplag, Basílio Bezerra, destacou a ambiciosa meta de aceleração dos serviços para uma transformação digital, inovadora e eficiente. “A transformação digital dos serviços é prioridade do Governo de Mato Grosso. Nosso objetivo é entregar serviços mais eficientes e ágeis para o cidadão. Queremos digitalizar aproximadamente 500 serviços em  1 ano e 6 meses. É uma meta ousada, mas factível”, declarou.

Durante o evento, o analista de dados do Centro de Registros e Sistema de Informações da Estônia, Indrek Tops, explicou o processo de digitalização dos serviços jurídicos na Estônia, conhecido como e-justice. O presidente da Estônia Hub, Raphael Freitas, e o consultor internacional de projetos da mesma organização, discorreram sobre os indicadores do diagnóstico que cruzou dados e comparou informações de estados brasileiros, incluindo Mato Grosso, com os da Estônia.

O adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão, apresentou o painel de monitoramento da transformação digital de serviços públicos mato-grossense. Segundo ele, mais de 170 atendimentos já são realizados totalmente online e a expectativa é que essa quantidade dobre sucessivamente nos próximos semestres. “Estamos trabalhando para que mais serviços estejam disponíveis de forma digital, facilitando o acesso e garantindo eficiência. Nossa expectativa é que essa expansão traga mais comodidade à população e reforce a transparência nas ações do governo”, finalizou.

A Seplag gerencia os processos de transição digital dos serviços prestados pela administração pública estadual para a população mato-grossense. Ainda para este ano o fluxo de transição digital, por meio do Plano de Trabalho Anual, estima transformar cerca de 50% dos serviços da carta serviço. Também oferece soluções tecnológicas que fazem parte da plataforma digital do Estado de MT. São exemplo disso, o aplicativo MT Cidadão, MT Login, entre outras ferramentas, como a plataforma X-Via usada para auxiliar os órgãos e entidades a digitalizarem os seus serviços.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros encontram corpo de pescador que desapareceu em rio no Nortão

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros em Colíder localizaram, há...

Socorrido em estado grave funcionário que ficou preso em máquina no Mato Grosso

O trabalhador foi encaminho à Unidade de Pronto Atendimento,...

Bombeiros removem árvore que atingiu residência no Nortão

A queda de uma árvore de grande porte ocorreu,...
PUBLICIDADE