PUBLICIDADE

Sinop: rajadas de ventos dificultam combate a incêndio no parque florestal, diz capitão dos Bombeiros

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (fotos: Só Notícias Fabiano Marques e reprodução)

Equipes do Corpo de Bombeiros de Sinop estão desde ontem por volta das 17 horas concentradas em um incêndio na reserva do Parque Florestal. O capitão Lucas Brito, dos bombeiros, explicou que todo o efetivo da companhia foi acionado e que os militares e brigadistas trabalham com auxílio de equipes das secretarias de Meio Ambiente e Obras.

“O Corpo de Bombeiros está empenhado nos incêndios na região do Parque Florestal desde ontem no início da ocorrência, que foi por volta das 17 horas. Todo efetivo operacional do quartel está envolvido nessas ações de ataque ao fogo, hoje pela manhã a gente fortaleceu essas estruturas de resposta. Ontem foram mais de 9 horas de trabalho da chegada do local até a saída que foi por volta das 2 horas da manhã”, explicou.

“A unidade de Sinop, juntamente com todo esforço municipal, por meio das secretarias do Meio Ambiente e Obras envolvendo caminhões pipas e tratores para fazer o combate e realização de aceiros, tudo isso está sendo trabalhada da maneira mais técnica e prática possível para os danos naquela unidade de conservação seja o menor possível”, acrescentou.

O capitão detalha também que as rajadas de ventos dificultou o trabalho das equipes. “Ontem o que foi perceptível pela população e mais ainda que está no combate que o vento é muito forte nessa virada do mês de agosto para setembro, isso também dificulta o trabalho das equipes, pois o vento é o que mais influência o combate ao fogo. Ontem tivemos rajadas de ventos de mais de 40 km/h, isso dificulta o trabalho e faz com que o fogo se propague”.

Brito afirmou também que não há um levantamento da área afetada pelo fogo e, que isso, ainda será apurado. “Esse levantamento ainda será realizado, assim que encerrar a ocorrência será realizada uma perícia para repassar para prefeitura para que tome as medidas necessárias, por se tratar de uma unidade de conservação do município”.

O mês de agosto também foi marcado por um número maior de focos de incêndio na cidade em comparação com o ano passado, segundo o militar. “Os números apontam esses dados realmente esse ano a gente tem um número expressivo de incêndios florestais maiores do que ano passado no mês de agosto, esse ano já foram atendidos mais de 60 ocorrências somente no mês de agosto”, concluiu.

O secretário de Meio Ambiente Jorge Muller, explicou que a prefeitura vem auxiliando os bombeiros com maquinários. Além disso, explicou também que geralmente os incêndios são provocados por ação humana. “Tudo que está ao nosso alcance, das nossas secretarias e dos bombeiros a gente está fazendo. A gente está fiscalizando, a cidade está queimando toda. Para ter uma ideia, domingo tivemos quatro incêndios grandes, ontem tivemos um grande que teve até uso de avião, não temos intenção nenhuma de multar ninguém, mas a cidade inteira está queimando por irresponsabilidade de alguns, pois a maioria dos incêndios começa com uma queima de lixo ou criminoso. Do parque estamos analisando ainda, provavelmente é um incêndio criminoso ou irresponsável”, disse.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE