A Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso se apresentará no próximo dia 30 de abril. A informação é do departamento de Cultura do município que já providenciou toda a logística para receber a turnê. Ao todo, 12 cidades vão receber a ilustre visita.
A temporada 2007 da Orquestra dá continuidade á uma série de concertos voltados para a formação de novas platéias através de apresentações gratuitas. Esta série de concertos tem o objetivo de descentralizar o acesso aos bens culturais proporcionando uma opção de lazer e cultura para a população. O repertório é dirigido pelo maestro Leandro Carvalho, que prioriza os concertos populares com músicas da região e de estados brasileiros.
Segundo a coordenadora do Departamento de Cultura, Marta Sfredo, o evento é uma oportunidade de mostrar a diversidade de culturas do Brasil e também despertar o interesse dos jovens pela arte da música. “A Orquesta tem um papel importante que é de fortalecer os laços entre Mato Grosso e outras culturas, além de revelar a beleza dos sons dos instrumentos clássicos”, disse.
Este ano, mais de 100 concertos farão parte da temporada da Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso. O lançamento da programação aconteceu em coletiva para a imprensa que reuniu o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, e o maestro Leandro Carvalho no último dia 28 de fevereiro, no auditório do Palácio da Instrução. Iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, o trabalho da Orquestra de Câmara contemplará atividades educativas, de formação de platéia, estímulo à valorização da música mato-grossense e mundial.
As apresentações da Orquestra de Câmara estão dividas em “Concertos Oficiais”, “Concertos Didáticos”, “Concertos Populares” e “Concertos Especiais”. A Temporada deste ano ainda traz uma nova série de “Recitais”, onde os músicos integrantes do grupo fazem apresentações solo, acompanhados por duos, trios ou quartetos.
Concertos Populares – Com a proposta de formar platéias, levando a música erudita para o interior do Estado, a série de Concertos Populares foi ampliada passando de nove cidades, em 2006, para 12 cidades neste ano. As apresentações começam no dia 5 de abril, no município de Diamantino, e no dia 7, em São José do Rio Claro.
Em maio, serão feitas apresentações em Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Jaciara e Lucas do Rio Verde; em junho, em Rondonópolis; em agosto, Campo Verde, Primavera do Leste, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis.
O show em Nova Mutum será em frente a prefeitura