sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Lucas do Rio Verde sedia etapa da Olimpíada de Robótica; equipes de Sinop e demais confirmadas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Robótica, etapa estadual, será em Lucas do Rio Verde, no próximo sábado (31), na escola municipal Érico Veríssimo, a partir das 7h. Participam os estudantes de 6 a 19 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico. Ao todo, serão 63 equipes de Lucas do Rio Verde, Sinop, Nova Mutum, Sorriso e Cuiabá, somando mais de 240 alunos.

A competição será dividida em três níveis. A primeira, nível zero, é de alunos do 1º ao 3º ano (entre 6 e 8 anos) do ensino fundamental. O nível 1 será com alunos do 1º ao 8º ano (entre 6 e 13 anos) do ensino fundamental (podem avançar para fase nacional). Já o nível 2 contemplam alunos do 8º e 9º ano (alunos de 13 anos para cima) e alunos do ensino médio e técnico.

Este é o terceiro ano que o município recebe a competição, devido ao grande número de inscrições realizadas pelas escolas da rede municipal de Lucas do Rio Verde. As equipes se apresentarão de manhã e de tarde, sendo 10 equipes no Nível 0, 8 equipes no Nível 2, no período matutino, e 37 equipes no nível 1, no vespertino.

Segundo a organização, a olimpíada busca se adaptar tanto ao público que nunca teve contato com robótica, quanto às escolas que já integram a robótica educacional, com o propósito de inspirar os jovens a seguir carreiras científico-tecnológicas.

Nesta competição os alunos devem construir e programar robôs autônomos, ou seja, que não tenha interferência humana em seu funcionamento, percorrendo um circuito pré-determinado, (sorteado de antemão) com obstáculos, que os leva a uma sala de resgate, onde vítimas (bolinhas de isopor) devem ser resgatadas.

Neste ano, foi lançada uma novidade, a modalidade artística, onde os alunos deverão fazer um robô interagir com uma apresentação artística. Nesta modalidade haverá 7 equipes participando, 6 do nível 1 e 1 do nível 2.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE