A eleição para o Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso será amanhã e toda a classe já se articula para conseguir eleger seus candidatos. A votação está marcada para começar às 9h e vai até às 17h na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). A posse dos conselheiros eleitos será no dia 12 de fevereiro.
O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, faz questão de ressaltar que a Secretaria está buscando um modelo ideal para contemplar toda a classe cultural. “Quero acabar com o “achismo” cultural. Queremos realizar capacitação para produtores, artistas e entidades para torná-los profundos conhecedores das áreas escolhidas por eles”, afirmou.
João Carlos disse ainda que a eleição será de acordo com a lei. “A assessoria jurídica da Secretaria irá ficar de plantão e vamos agir dentro da lei. Também solicitamos o acompanhamento do Ministério Público Estadual e teremos o apoio do Tribunal Regional Eleitoral. Não vamos beneficiar ninguém”, finalizou.
A lista de candidatos, que antes era composta por 33 nomes, agora já está mais extensa e conta com 44 pessoas, mas apenas cinco serão eleitos como conselheiros titulares e outros cinco como membros suplentes para representar os artistas, produtores culturais, entidades culturais e congêneres no Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso para o biênio 2007 e 2008.
Cerca de 300 delegados compõem o colegiado da eleição do Conselho Estadual de Cultura. Cada eleitor votará uma única vez, em até cinco candidatos distintos, dentre os indicados pelas áreas culturais, compostas por profissionais e amadores, divididas em artes cênicas, áudio visual, humanidades, música, artes visuais, patrimônio cultural, cultura popular e produção cultural.
A Comissão Eleitoral Estadual será responsável pela abertura e contagem dos votos das urnas, especificando os votos recebidos por cada candidato, votos nulos e votos em branco, bem como o número de abstenções. A comissão eleitoral é representada por Josué Guedes Moura e Solange Maria dos Santos (região Nordeste), Jânio Ribeiro (região Sudeste), Juliano Moreno Kersul de Carvalho, Claudia Sebastiana de Barros, Geni Aparecida F. Oliveira, Odenir Dionízio da Silva, Elinalva M Silva Ferreira, Adilson dos Reis, Pablo Capilé (região Sul), Edivan Raimundo dos Santos (região Centro-Oeste), Maurício Ernandes de Souza, Luciane Ferreira, Ana Angélica P. Costa (região Centro Norte) e Albanyr Wanderley Silva (representante do conselho).
Ao final da apuração será lavrada pela Comissão Eleitoral Estadual uma Ata Geral da eleição que será encaminhada ao Secretário Estadual de Cultura e ao Governador do Estado de Mato Grosso para a nomeação dos eleitos.
Candidatos:
Região Leste e Nordeste
01 – Cleuta Paixão
02 – Lucimara Moraes Freitas Sales
Região Sudeste
03 – Clóvis Assis
04 – Laudenir Gonçalves
05 – Paulo Lima
06 – Josimar Annjos
07 – Eliana Martins
08 – Elma Moreira
09 – Wanderson Lana
10 – Claudionor Oliveira
Região Centro
11 – Fernando Pael
12 – Ademir Binotto
Região Sudoeste
13 – Luiz Antonio Machado Tolotti
14 – Elenir Antunes de Mendonça
15 – Jurandir Alves da Cunha
16 – Luiz Carlos Bordin
17 – Nazário Frazão
18 – Luciana Paixão Vital
Região Oeste
19 – Joeli Siqueira Melhorança
20 – Pedro Soares Neto
Região Norte
21 – Agostinho D. Bizinoto Macedo
22 – José Renan Teodorio
Região Centro Norte (Sinop)
23 – Denizalde j. Rodrigues Pereira
Região Sul
24 – Zilda Barradas
25 – Acácio Roberto da Cruz
26 – Júlio César C. Gonçalves
27 – Vanderely Alves da Silva
28 – Kelson Panosso
29 – Alceu M. Cazarin
30 – José Paulo Traven
31 – Bruno Bini
32 – João Antonio Botelho Lucídio
33 – Lenissa Lenza Campos
34 – Renato M. Deitos
35 – Jonatas Rodrigues
36 – Fernando Birello
37 – Cláudio de Oliveira Alves
38 – Luiz Gonçalves
39 – Paulo Ávila
40 – Edmilson S. Lara – Taba
41 – Darci Lovato
Região Noroeste II
42 – Galeno de Souza
Região Centro Oeste
43 – Cleide Maria Anzil
Região Noroeste I
44 – Elvira Salete Bergamin Lira