Representantes da Guarda de Trânsito, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde e de uma empresa de segurança privada, estão reunidos com organizadores do carnaval popular para definir as ações de segurança durante a festa.
A PM disponibilizará 30 homens e uma base de apoio para manter a ordem e segurança na praça Plínio Callegaro, além dos reforços nos bairros. O Corpo de Bombeiros deixará uma unidade de resgate extra no local do evento e quatro soldados além das guarnições normais de serviço. “Mesmo com tantos esforços por parte da organização para evitar acidentes o ideal mesmo é que a população evite exageros” declarou o major Átila da Silva.
O conselho tutelar também estará presente. Os estabelecimentos comerciais serão visitados para verificar a venda de bebidas alcoólicas. “O comerciante que descumprir a lei será autuado e até mesmo multado”, explicou a conselheira Marta Romeira. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também fará a distribuição de preservativos e orientação em relação as doenças sexualmente transmissíveis e Aids.
A Vigilância Sanitária trabalhará antecipadamente com a palestra sobre manipulação de alimentos juntamente com os ambulantes. “A segurança também deve existir na hora da alimentação. Essa é uma questão de saúde pública” afirmou a responsável Luciana N. Pereira.
A Guarda Municipal vai desenvolver ações para o controle e gerenciamento do trânsito no local e proximidades, para que assim os pedestres possam circular livremente e com segurança. “Acreditamos que a parceria é a chave do sucesso de qualquer evento” declarou o coordenador de cultura da prefeitura Fernando Assunção. A organização espera cerca de 8 mil foliões por dia na Praça Plínio.