terça-feira, 17/setembro/2024
PUBLICIDADE

Morre empresário pioneiro no setor hoteleiro em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: reprodução - atualizada 10:48h em 25/08)

O empresário e pioneiro Irineu Biase faleceu hoje, aos 83 anos. A causa não foi confirmada. No início da década de 80, fundou o Hotel Cascavel, um dos primeiros hotéis do município, na rua das Castanheiras, centro. O velório foi no Memorial Luz e Vida e o sepultamento neste domingo de manhã.

Em 1977, ele e a esposa decidiram deixar Cascavel (PR) e morar em Sinop (cidade estava com apenas 5 anos de fundação). Irineu começou trabalhando como serrador em uma madeireira e, pouco depois, construiu o hotel, que era de madeira. A esposa, dona Mercedes, conduzia o pequeno restaurante.

Irineu contou que combinou com seu então patrão que receberia madeira, aos poucos, para receber seu salário. “E levava para casa uma dúzia, uma dúzia e meia, e foi indo”. “Um dia contei quantos quartos dava pra fazer com essas tábuas e pedi as contas (demissão) para o patrão” e explicou: “vou fazer um hotelzinho, ele me ajudou com a madeira e comecei. Fiz 8 quartinhos e começou…”, explicou Irineu, em 2018, ao descrever em depoimento publicado na página da empresa, sobre sua chegada a Sinop e o início das atividades profissionais.

Na época da chuva, Irineu ia, a pé, até a rodoviária, com guarda-chuvas, esperava ônibus chegar e oferecia quartos e conduzia os futuros hóspedes. Irineu e família expandiram os negócios e na década de 80 comprando restaurante em Porto dos Gaúchos (200 km de Sinop) e, cinco anos depois, o empresário decidiu vender e fortalecer as atividades em Sinop.

Com a abertura da BR-163 e a construção da antiga Sinop Agroquímica, o movimento de hóspedes cresceu consideravelmente. O hotel foi modernizado, ampliado, passou a ser de alvenaria. “Tudo que ganhava jogava dentro do hotel e, graças a Deus, vencemos. Só que não foi fácil”, definiu. Irineu comprou uma chácara e praticamente toda a produção – leite, verduras e legumes eram consumidos pelos clientes no restaurante do hotel.

Irineu deixa a viúva, dona Mercedes Biase, 5 filhos, 5 netos e 1 bisneto.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senac abre contratação de 50 profissionais em Sinop, Lucas, Sorriso e mais cidades

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso...

Judiciário autoriza ONGs atuarem nas queimadas do Pantanal em Mato Grosso

Uma ação civil pública movida pelo Fórum Nacional de...

Ministério Público pede à Justiça urgência para retirar intrusos de terra indígena em MT

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou à Justiça Federal...
PUBLICIDADE