A nova edição da operação lei seca foi realizada, ontem à noite, na avenida Mato Grosso, em conjunto entre equipes da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Dois condutores foram presos por embriaguez ao volante e 10 veículos apreendidos.
Conforme o relatório, durante a ação também registradas 21 infrações de trânsito. Segundo a PM, a operação faz parte de uma série de ações que ocorrerão ao longo de todo o mês, com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre os perigos da combinação de álcool e direção, além de promover uma maior fiscalização para reduzir acidentes.
O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que a tolerância de álcool no sangue é de 0,06%. Se a concentração for superior, o condutor comete uma infração gravíssima, que pode resultar em multa multiplicada por cinco, suspensão do direito de dirigir, recolhimento do veículo.
O condutor também pode ser detido por um período de seis meses a três anos, e pode ter a sua permissão ou habilitação para conduzir um veículo automotor suspensa ou proibida. A Lei 12760/12 ampliou os meios de constatação da embriaguez, que incluem teste de alcoolemia, exame clínico, perícia, vídeo e prova testemunhal.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.