Sinop pode ter uma Academia de Letras. A iniciativa começou a ser discutida na quarta-feira. A elaboração do estatuto, bem como a constituição da primeira diretoria foram tratadas. Na segunda-feira (3), representantes do poder público municipal voltam a se reunir com escritores, para novos debates.
De acordo com o secretário Ajunto de Cultura e Eventos, Fernando Assunção, a idéia surgiu de uma conversa informal entre o historiador Luiz Erardi, o escritor Ireneu Jaeger e a professora Marli Giachini. O assunto vem sendo tratado desde 17 de julho do ano passado, visando institucionalizar o segmento de escritores locais e ainda dos escritores da região Norte, conforme proposta da professora Marli Giachini.
O poeta Josemar Nunes defendeu a idéia de unir escritores. O escritor Ireneu Jaeger entende que a iniciativa de todos é valida e que muitos caminhos vão ser apontados.
Os escritores, cronistas e produtores de artigos científicos, que desejarem participar da Academia Sinopense de Escritores/Letras, podem fazer sua inscrição através do site: www.sinop.mt.gov.br, no link da Cultura.