PUBLICIDADE

Politec e Polícia Civil de Sinop realizam campanha para identificação de pessoas desaparecidas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Ana Dhein e Fabiano Marques (foto: Só Notícias/Fabiano Marques)

Equipes de Polícia Civil e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Sinop irão realizar a campanha de Mobilização de Identificação de Pessoas Desaparecidas, da próxima segunda até sexta-feira (26 a 30). Pessoas que estiverem à procura de familiares, podem até unidades da Politec, com boletim de ocorrência do desaparecimento, além de documentação pessoal.

O gerente de Medicina Legal da Politec, Rafael Maximiano, detalhou todo o processo para a coleta das amostras genéticas. “Quando a gente tem o encontro de algum corpo que não tem identificação, esses dados, eles são divulgados para primeiro tentar localizar algum parente, familiar. Se isso não tiver êxito nessa localização, é coletado uma amostra genética desse corpo que fica no laboratório forense da Politec em Cuiabá, dessa amostra biológica é extraído o perfil genético desse corpo e esse perfil genético é inserido no banco de dados nacional de perfis genéticos e, posteriormente, com essas campanhas iguais a que estamos realizando, tenta-se localizar algum parente, algum familiar desses corpos que eventualmente não foram identificados à época da sua morte”.

“Essa amostra biológica, esse perfil genético da familiar, ele também é inserido nesse banco de dados, que é nacional, de perfis genéticos e, se eventualmente bate o confronto, é realizada identificação desses corpos que não estavam identificados até o momento”, acrescentou.

Ainda segundo Rafael, há uma ordem de preferência para a coleta ser realizada, sendo os pais, filhos, ou irmãos biológicos do desaparecido, sendo importante que sejam familiares de primeiro grau. “A gente mencionou dos corpos, do IML, não necessariamente a gente faz esse confronto apenas com as pessoas que morreram, mas também com as pessoas que estão vivas, mas de paradeiro desconhecido. Na ordem dos pais ou mães, depois filhos e irmãos biológicos da pessoa desaparecida”.

“Importante salientar também que se algum familiar possuir algum objeto de uso pessoal da pessoa desaparecida, como barbeador, óculos, relógio, algum objeto que tenha alguma amostra genética da pessoa, esse objeto também pode ser levado às unidades da Politec, que também serão periciados no intuito de saber se é possível coletar algum vestígio biológico desses objetos”, destacou.

O gerente de Medicina Legal ainda ressaltou que após levantamento feito no ano passado, foi constatado que há nove corpos sem identificação da unidade da Politec em Sinop. “Independente do prazo que tenha ocorrido o desaparecimento ou o óbito, ou o sepultamento dessa vítima não identificada, como foram coletadas as amostras biológicas e essas amostras estão com o perfil genético no banco de dados, independente do tempo que tenha ocorrido isso, algum familiar pode ir a Politec, terá sua amostra colhida e essa identificação pode ser realizada”.

“Normalmente essa extração, essa extração do DNA, do perfil genético, da amostra biológica colhida do familiar, ela é processada no laboratório forense em Cuiabá. Esse processamento pode levar algumas semanas, ou até meses, dependendo do volume da demanda e da dificuldade técnica em realizar essa extração, mas todas as amostras serão processadas e serão inseridas no Banco Nacional de perfis genéticos”.

Rafael explica que o procedimento para a coleta de material genético é rápida e eficaz. “A coleta é muito simples, feita com uma espécie de cotonete da cavidade oral da boca, então não tem coleta de sangue, e essa amostra é encaminhada para o processamento em Cuiabá. Essa amostra biológica, esse perfil genético tanto da vítima quanto dos familiares, eles são de uso exclusivo para a identificação, então eles não são utilizados para nenhuma outra finalidade”, concluiu Rafael.

A campanha é realizada em todo Estado de Mato Grosso. A Politec de Sinop fica localizada na rua das Ipoméias – 1201 – Parque das Araras.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE