Com o objetivo de formar público para o cinema regional e, ao mesmo tempo, estimular e abrir espaço para a produção cinematográfica local, acontecerá em Sorriso, nesta sexta-feira, o primeiro ‘Cine Cult’. Realizado pela prefeitura, através do Departamento de Cultura, o evento será às 19:30 horas, na Biblioteca Municipal.
De acordo com a coordenadora de Cultura, Lili Ergang da Silva, as pessoas que gostam e se interessam por cinema terão oportunidade de ver produções locais e regionais gratuitamente, e ainda, debater a temática. “Os primeiros filmes a serem exibidos serão os curtas “Sou BraZileiro” e “Odarre”, do cineasta sorrisense Salles Fernandes”, avisa.
Lili declara que o objetivo do Cine Cult é dar oportunidade aos cinéfilos matogrossenses, com ênfase ao chamado cinema arte e incentivar a produção de vídeos locais. “Em Sorriso, há demanda de cinéfilos. A juventude gosta da imagem, da fotografia e precisamos aproveitar esse interesse e motivar o desenvolvimento de projetos nas escolas. Começaremos criando um espaço para apresentações de produções e debates sobre cinema”, explica.
A idéia, segundo a coordenadora, é realizar apresentações toda última sexta-feira de cada mês. “Queremos iniciar uma programação regular na linha “cult”, através de mostras de documentários, filmes e curtas-metragem, sempre privilegiando trabalhos cinematográficos locais e regionais. Com isso, desejamos estimular a formação de novas platéias, junto à juventude sorrisense, através de sessões gratuitas. Iremos, ainda, incitar discussões sobre linguagem, estética, produção e historiografia cinematográficas”, observa Lili.