PUBLICIDADE

Alunos da rede estadual de várias cidades de MT embarcam a Inglaterra em outubro para intercâmbio

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A secretaria estadual de Educação informou, esta tarde, que os 100 estudantes de escolas estaduais, de diversas cidades mato-grossenses, embarcam a Inglaterra, no próximo dia 5 de outubro, para a segunda edição do Programa Intercâmbio MT no Mundo. Eles decolam no aeroporto de Várzea Grande.

Entre os selecionados, estão 50 estudantes que obtiveram as melhores médias na avaliação final de 2023 e outros 50 que se destacaram na Plataforma Mais Inglês, apresentando, no mínimo, quatro certificados do curso de inglês geral, composto por 16 níveis.

Durante o intercâmbio, os estudantes serão divididos em sete grupos e terão a oportunidade de praticar o idioma em situações reais por 21 dias, com uma carga horária de 30 aulas semanais, cada uma com duração de 40 minutos. A “experiência não só aprimora a fluência no idioma, mas também fortalece a confiança dos jovens em se comunicar em inglês, uma habilidade essencial no mercado de trabalho globalizado”, explica a líder da Política de Línguas Estrangeiras da secretaria, Juliana Faltz Taborelli,

Ano passado, os estudantes da 1ª edição foram divididos em grupos nas cidades de Brighton, Bournemouth, Oxford, Worthing, Eastbourne e Cambridge. No entanto, o programa deste ano irá incluir novos destinos no roteiro, como Liverpool e Canterbury. Cada estudante receberá uma ajuda de custo semanal de 250 libras esterlinas semanais durante a estadia. Além disso, o governo de Mato Grosso arca com toda a documentação necessária para a viagem, as passagens aéreas e a hospedagem, incluindo deslocamento, alimentação, mochila, agasalho e material didático.

O programa Intercâmbio MT no Mundo teve investimento de R$ 10,7 milhões e faz parte da Política Educacional de Línguas Estrangeiras da secretaria de Educação, uma das 30 ações que compõem o plano Educação 10 Anos, que busca posicionar a rede estadual entre as cinco mais bem avaliadas do país até 2032.

O secretário de Educação, Alan Porto, avalia que o sucesso da edição anterior e o aprimoramento do programa neste ano geram expectativas ainda mais otimistas para o futuro. “A continuidade desse intercâmbio enriquecerá ainda mais a formação dos jovens estudantes e dos professores que participam do programa”. “O Intercâmbio MT no Mundo não é apenas uma viagem, mas um investimento no futuro da educação e no desenvolvimento pessoal e profissional da comunidade escolar”, disse, através da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exames laboratoriais em Sinop serão incrementados com R$ 5,4 milhões

O poder executivo vai contratar empresa, via pregão eletrônico,...

Escola estadual cria projeto de recuperação de nascentes no Nortão

A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima,...
PUBLICIDADE