A 79ª edição da Operação Lei Seca, realizada esta madrugada, em Cuiabá, terminou com a prisão de 14 motoristas, sendo 13 por embriaguez ao volante e um por mandado de prisão preventiva em aberto devido à dívida de pensão alimentícia.
A fiscalização aconteceu na Avenida Isaac Póvoas, área central de Cuiabá, com início às 2hs e se estendeu até por volta das 6h, segundo o relatório do Gabinete de Gestão Integra, da secretaria de Estado de Segurança Pública. Nesse período, 225 veículos foram parados para fiscalização e 234 condutores submetidos ao teste de alcoolemia. No total, 31 veículos acabaram sendo removidos, sendo 29 carros e uma motocicleta, e 63 multas aplicadas.
Além do consumo de bebida alcoólica, que caracteriza crime, não apresentar ou não ter CNH, estar com a documentação do carro ou moto irregular, são algumas das motivações das multas aplicadas.
Vale ressaltar que para quem dirigir embriagado a multa é de R$ 2,9 mil e pode chegar a R$ 5,8 mil em caso de reincidência, além da autuação criminal com exigência do pagamento de fiança para responder pelo crime em liberdade. O motorista também tem a CNH suspensa e perde o direito de dirigir por um período de até 12 meses.