A Defesa Civil de Mato Grosso emitiu hoje um alerta a população para os cuidados com a saúde diante da baixa umidade relativa do ar no Estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 33 municípios das regiões centro-sul, sudeste e sudoeste mato-grossenses estão em zona de grande perigo, com umidade relativa do ar abaixo de 12%.
Confira os municípios em alerta de umidade abaixo dos 12%: Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Cáceres, Campo Verde, Acorizal, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Curvelândia, Dom Aquino, Glória D’Oeste, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Jangada, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Mirassol d’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Pedra Preta, Poconé, Ponte Branca, Porto Estrela, Poxoréu, Santo Antônio do Leverger, São José do Povo e São Pedro da Cipa/
Outros municípios do Estado também estão com alertas de perigo e perigo potencial, com umidade do ar abaixo de 30%. Para ambos os casos, as recomendações de hidratação são as mesmas.
O coordenador de prevenção e preparação da Defesa Civil estadual, subtenente BM José Bruno de Souza Filho, observa que, além de facilitar os incêndios florestais, o tempo seco pode ser prejudicial à saúde. “A baixa umidade do ar pode resultar em danos à saúde, como agravamento de doenças respiratórias, além de provocar desconforto nos olhos, ressecamento da pele e contribuir para a desidratação”, pontua.
Para esse período, a recomendação é evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, bem como a prática de exercício físico intenso.
Além disso, é fundamental a hidratação. É recomendado que a população beba bastante água, ainda que não esteja com sede, consuma alimentos leves, umidifique o ambiente e mantenha a pele hidratada.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.