Equipes da concessionária de energia estão fazendo, desde a semana passada, poda de galhos de árvores que estão próximos ou atingiram os cabos da rede elétrica para evitar danos. O trabalho tem feito na área central e demais localidades. Árvores que estão nos canteiros, que dividem avenidas, ou nas calçadas, estão sendo podadas. Em alguns casos, a poda está sendo considerada exagerada e até radical.
A secretaria municipal de Meio Ambiente está acompanhando e informou que notificou a Energisa e a empresa prestadora de serviços “para não ser feita poda radical que é proibida por lei”. O secretário Jorge Muller explicou que, “houve casos de poda radical, inclusive um nas proximidades da secretaria”. “Estamos fiscalizando todo o dia o trabalho e em alguns casos que notificamos eles refizeram cumprindo o que determinamos e, em alguns lugares, eles exageraram”, disse o secretário, acrescentando que não está descartada aplicação de multa.
Muller afirmou que, antes de iniciar essa etapa de poda de árvores, “foi feita reunião junto com a empresa que faz a poda, funcionários e representantes da Energisa e foram orientados da forma correta de podar e não ser feita poda radical”. Muller finalizou expondo que, em alguns poucos casos, “é compreensível” poda radical devido ao impacto na rede.
Em algumas localidades, os galhos cortados não foram recolhidos. Na avenida das Sibipirunas, por exemplo, setor residencial Norte, foi feita poda de árvore frutífera e os galhos foram deixados na calçada, na área de passeio, impedindo a passagem de pedestres. O local fica próximo a uma unidade de saúde. Nesse caso, a poda foi feita há uma semana e, ainda esta manhã, os galhos não haviam sido retirados bloqueando a passagem das pessoas.
Outro lado
Procurada por Só Notícias, a Energisa “reforça que o mutirão de podas realizado em Sinop é preventiva, antecedendo o período de tempestades em Mato Grosso, previsto para setembro”. “A companhia também destaca que a poda, ainda que emergencial, não oferece risco a árvore. E só está sendo feita em situações pontuais. Sobre o recolhimento dos galhos, uma equipe vai até os locais para fazer o serviço. Quem tiver algum problema referente a não recolha pode fazer contato via 0800 6464 196”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.