Animação é o que não falta ao secretário de Cultura de Cuiabá, vereador (licenciado) Adevair Cabral, no sentido de oferecer um Reveillon à altura do que a capital de Mato Grosso merece, conforme revela. Haverá duas festas simultâneas, quinta-feira, a partir das 22 horas, na Lagoa Encantada (ETE do CPA III) e Museu do Rio. “Vamos promover um senhor agito cultural de cunho festivo nesses dois locais”, afirmou. A agenda do Reveillon programado pela Prefeitura (Secretaria de Cultura) inclui a apresentação de shows diversos (bandas regionais – Lambadão, Axé, Sertanejo, Pagode, Gospel, Nico & Lau e outros artistas). “O espetáculo pirotécnico vai se constituir num dos momentos belos da virada do ano, com exatos 10 minutos de duração. Os participantes destas festas terão à disposição vários atrativos gastronômicos, a exemplo de comidas típicas. Os barraqueiros prometem cumprir sua missão com o tempero tradicional mato-grossense; que, aliás, faz a nossa gastronomia ser uma das mais famosas do País”.
Cabral disse ainda estar animado para implementar mais atividades culturais no decorrrer de 2010. “Já se sinaliza um período de intenso trabalho também na área em que militamos. Uma das propostas é levar uma síntese da Cultura às crianças das escolas cuiabanas, via parceria com a Secretaria Municipal de Educação, segunda fase do projeto EducaMais”. Esse “segundo tempo” do projeto, conforme detalha, prevê atividades a campo, “quando vamos interagir de fato com as crianças. Descortinar, enfim, a todas elas, a grandeza cultural da cidade em que moram e do Estado em si, em suas diversas peculiaridades”.
O secretário entende que esse processo deve ser contínuo, portanto necessário à obtenção da motivação da Secretaria Municipal de Cultura em repassar às crianças os valores intrínsecos da área cultural, como um todo: “Muitas delas vibram quando têm noção mais precisa das coisas que desconheciam no segmento cultural e com as quais convivem o tempo todo. Coisas do nosso tempo e de ontem; preciosidades que se tornaram legados culturais imortais”.
Adevair Cabral disse que deseja aos cuiabanos, em seu nome e em nome da Prefeitura da Capital, “um 2010 repleto de alegrias e projetos de alcance social ilimitado”. Ele interpreta que a missão cultural desempenhada pelo Município, na atual gestão, “´já se superou espontaneamente”, e os grandes resultados positivos “possibilitam que sejam projetadas novas fases promissoras à consolidação de projetos culturais de envergadura maior e dotados da amplitude reivindicada pelos militantes do setor”.
Em 2010, ainda adianta, além de dar continuidade aos projetos culturais comuns à Pasta (apoio às realizações de festivais de Cururu & Siriri, Lambadão), a Cultura sai na frente para proporcionar aos cuiabanos um Festival de Música Gospel, previsto para ser realizado em março. “Será um festival pioneiro e que promete bastante. No que depender do nosso trabalho, vai se constituir também em sucesso, a exemplo de outros temas trabalhados com êxito pela área cultural”.