Os atores e diretores do Teatro Experimental de Alta Floresta participam, a partir de amanhã, até dia 7, do Próximo Ato – Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo que acontece em São Paulo. O Teaf foi o único grupo do interior de Mato Grosso a ser convidado para o encontro. A Cia Pessoal de Teatro de Cuiabá é a outra companhia a representar o estado no evento.
O Próximo Ato é um programa anual de reflexão teórico-prática que reúne artistas e intelectuais brasileiros e estrangeiros. É realizado pelo Instituto Itaú Cultural com apoio do British Council, Consulado Geral da França, Goethe Institut – São Paulo e Centro Cultural da Espanha – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.
Desde sua 4ª edição, em 2006, o encontro debate a experiência de teatro de grupo no Brasil. Um conselho formado por Antonio Araujo, José Fernando de Azevedo e Maria Tendlau assina o recorte curatorial desde aquele ano, quando o foco principal foi a questão: “O que é o teatro de grupo e qual é o espaço onde os coletivos teatrais se inserem artística, política e economicamente?”. Em 2007, objetivou-se identificar a relação entre as formas de organização e a poética dos grupos, e se iniciou um compartilhamento de práticas de criação com participantes de 50 grupos de teatro.
Em 2008 aprofundou-se o debate sobre experiência e forma na produção do teatro de grupo no Brasil. Além da programação em São Paulo, o Próximo Ato organizou encontros em Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre, promovendo a articulação entre artistas e campos artísticos e coletando, organizando e analisando informações sobre a arte e a cultura brasileiras de maneira descentralizada.
Na edição 2009, foi retomado esse percurso com encontros em Brasília, reunindo 25 grupos da região centro-oeste, e em Belém, com 30 grupos do norte e, agora no encontro nacional, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, com representantes de grupos dos 27 estados brasileiros.