Com o objetivo de avançar na discussão da política cultural como um todo e, principalmente na diversidade cultural brasileira e do território do Portal da Amazônia, o 3º Festival de Cinema na Floresta, que acontece em Alta Floresta que começa terá também o Encontro da Diversidade Cultural, marcado para 2ª feira, a partir das 08h no Museu da História Natural e contará com a presença de nomes renomados do setor. O coordenador do encontro, Geraldo Moraes, que também é presidente da Coalizão pela Diversidade Cultural no Brasil trás a temática ‘Relações Culturais Internacionais’. Na seqüência acontecerá a mesa ‘Diversidade Cultural Brasileira’ composta também por Geraldo Moraes e por Giselle Dupin, da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.
À tarde, a mesa ‘Movimentos Sociais e Diversidade Cultural’ composta por Leonora Brunetto (Comissão Pastoral da Terra), Samuel Colman (Índio da etnia Terena – Reservado Xingú) e Geane Freitas Rocha (Prof. Msc. da Unemat – Alta Floresta) debaterão sobre a importância da grande diversidade cultural para os movimentos sociais da região.
E encerrando o encontro, João Baptista Pimentel Neto – Secretário Geral do Conselho Nacional de Cineclubes de Atibaia/SP; Solange Lima – Presidente da Associação Brasileira de Documentaristas de Salvador/BA e Vicente Maranhão – Gerente do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura – Cuiabá/MT participam da mesa ‘Ações Contemporâneas no Audiovisual Brasileiro’.
Para o diretor de produção do III Festival de Cinema na Floresta, Elenor Cecon Júnior, o encontro promete envolver a comunidade no sentido de se mostrar o dimensionamento da diversidade cultural brasileira e, em especial a do norte do estado de Mato Grosso, para o engrandecimento das discussões em torno do tema. “A partir do momento que todos tiverem a real dimensão da produção nacional, não temos dúvida que haverá uma elevação na discussão em torno do tema”.
“Toda a comunidade está convidada para participar deste encontro. As inscrições continuam abertas. Já temos o envolvimento da comunidade rural Estrela do Sul, na qual mostrarão sua diversidade através da culinária, na qual servirão o café diversidade para os participantes, durante o encontro”, completa.
O III Festival de Cinema na Floresta conta com apoio do governo federal através da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, do Conselho Nacional dos Cineclubes, da Prefeitura Municipal de Alta Floresta através da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, além do empresariado local e imprensa.