sábado, 21/setembro/2024
PUBLICIDADE

TRE vai agilizar com SAUS-AZ análise de registros de candidaturas em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Ana Dhein/arquivo - atualizada 08:08h em 15/08)

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso desenvolveu a ferramenta SAUS-AZ, que já está apta para as eleições de outubro e foi apresentada, ontem, para juízes-membros, juízes e juízas eleitorais, chefes de cartório e demais servidores e e permite que magistrados eleitorais tenham acesso aos metadados e informações dos órgãos que acarretam restrições ou impedimentos ao registro de candidatura decorrentes de processos criminais e cíveis. O objetivo é tornar o processo de análise, tramitação e julgamento de processos de registro de candidatura mais ágil. Mais de 3,9 mil pedidos de registros de candidaturas a prefeito e vereador foram feitos.

O juiz auxiliar da presidência do TRE, Aristeu Dias Batista Vilella, explicou que a ferramenta surge como uma solução para resolver dificuldades encontradas em um procedimento até então manual. “Esse trabalho estava sujeito a repetidos erros humanos, daí a necessidade de uma governança, que gerou diversas reuniões entre os órgãos envolvidos e setores do TRE. O sistema é um facilitador muito importante, parabenizo as equipes responsáveis e também agradeço aos parceiros, que contribuíram com o projeto. Sou um entusiasta da tecnologia, porque permite a implementação de ferramentas que agilizam o trabalho do magistrado e da magistrada. É uma iniciativa que está dentro da proposta do Agora Quãndo Lab, nosso laboratório de inovação, que sediou a reunião prévia à apresentação formal, inclusive”.

A presidente do tribunal, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destacou a importância da iniciativa, que é inédita no âmbito da Justiça Eleitoral e foi desenvolvida pelas secretarias Judiciária e de Tecnologia da Informação do TRE, como resultado das cooperações celebradas com o Tribunal de Justiça e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Além disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) são parceiros, por meio da disponibilização de informações sobre os julgamentos de contas dos órgãos.

“Com o levantamento das informações, o sistema auxiliará os juízes e juízas eleitorais nos julgamentos dos processos de registros de candidatura. Agradeço ao TJ, ao TRF-1, TCU, TCE e a todos servidores e servidoras envolvidos no desenvolvimento deste sistema, cuja idealização iniciou no Gabinete de Gestão Integrada das Eleições 2022, coordenado pelo então juiz auxiliar da presidência do TRE, Bruno D’Oliveira Marques. A partir de então, o projeto foi encaminhado para ser efetivado nesta gestão. Faço um destaque especial ao servidor Kelsen Magalhães, que atuou como líder do projeto, pelo primoroso trabalho e resultado alcançado”, ressaltou a presidente, através da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE