O grupo de dança Pixé, que foi o vencedor no pólo de Nova Mutum do Festival Cururu Siriri, segue neste final de semana para Cuiabá, onde participa do 8º Festival Cururu Siriri de Cuiabá. A etapa regional do festival aconteceu no dia 20 de junho, no ginásio Lauro Immich, e , desde então, o grupo vem preparando nova coreografia e promete fazer a diferença no estadual e definiu até um tema para sua estréia na capital: “A Corte do Siriri Mutuense em Terras Cuiabanesas”. “Muitos movimentos, adereços, estandartes, cores, homenagens e coreografias”, explicou o coordenador do departamento de Cultura, Roberto Ferreira de Oliveira. Segundo ele, o Pixé vai fugir do tradicional e dar ao festival uma mostra daquilo que a organização busca, ou seja, fazer cada vez mais do cururu e siriri um produto turístico, através da profissionalização.
O festival começa amanhã e vai até domingo, no Porto, onde também contece o festival de gastronomia e exposição de artesanato. A expectativa é receber um público de 100 mil pessoas no três dias do evento. Serão 19 grupos adultos, quatro infantis e um da melhor idade de Siriri e três de Cururu. O evento está no calendário do Ministério do Turismo, como um dos grandes festivais de cultura do país.
Na etapa classificatória, o Pixé disputou com representantes de Tangará da Serra, Barra do Bugres, Rosário Oeste e Nobres.