PUBLICIDADE

Grêmio vira sobre o Fluminense e sai em vantagem nas oitavas da Libertadores

PUBLICIDADE
Gazeta Esportiva (foto: assessoria)

O Grêmio saiu na frente do Fluminense no primeiro jogo do confronto das oitavas de final da Libertadores, na noite desta terça-feira. Jogando em Curitiba, no Couto Pereira, o Tricolor Gaúcho venceu por 2 a 1, de virada. Lima abriu o placar para os cariocas e Reinaldo, duas vezes, virou para os gaúchos.

As duas equipes voltam a se enfrentar no duelo decisivo na próxima terça-feira, no Maracanã. Antes disso, os dois rivais terão compromissos pelo Campeonato Brasileiro. O Grêmio enfrenta o Bahia, no sábado, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). No mesmo dia, o Flu receberá o Corinthians, no Maracanã.

O jogo – O Fluminense não se intimidou pelo frio em Curitiba nem pela presença da torcida adversária. A equipe de Mano Menezes tentou impor seu jogo no início do confronto e deu as cartas até os 25 minutos da primeira etapa. O Grêmio, por sua vez, atuou de forma mais cautelosa no início mas cresceu a partir da metade do período e passou a comandar as ações ofensivas e a pressionar o flu em seu campo. Com a defesa bem postada, a equipe de Renato Gaúcho neutralizava as escapadas do Flu nos contra-ataques.

Apesar do jogo movimentado e com boas estocadas de ambos os lados, os goleiros Fábio e Marchesin não tiveram muito trabalho na primeira etapa. O Grêmio chegou mais vezes, mas abusou dos tiros de fora da área e raramente na direção do gol. Já o Flu protagonizou a melhor oportunidade dos primeiros 45 minutos.

Aos 23 minutos, Samuel Xavier cobrou falta da intermediária e rolou rasteiro para John Arias no lado direito da área gremista. O atacante tentou bater de virada, Marchesin defendeu parcialmente e o zagueiro Rodrigo Ely impediu que a bola fosse para o fundo da rede.

Na volta dos vestiários, o duelo recomeçou com equilíbrio em campo no Couto Pereira. Mano Menezes foi o primeiro a efetuar substituições e sacou Alexsander e Keno para as entradas do estreante Bernal e de Lima. E foi dos pés deste último que saiu o primeiro gol do jogo, dois minutos depois.

O Flu atacava e a bola sobrou para André na intermediária após rebatida da defesa. O volante abriu na direita para Ganso, que viu Lima livre do outro lado da área e cruzou pelo alto. O atacante bateu de primeira e colocou o Tricolor na frente.

O gol do Flu apimentou o jogo e o Grêmio partiu pra cima em busca do empate. Aos 19, quase sai o gol em chute de Villasanti, da entrada da área, que saiu rente ao poste esquerdo de Fábio. Os cariocas se fecharam em seu campo, tentavam gastar o tempo enquanto os gaúchos aumentavam a pressão.

Aos 25 minutos, Soteldo dominou na ponta direita e tentou levantar na área. O lateral Esquerdinha botou a mão na bola e o árbitro, sem precisar do auxílio do VAR, assinalou o pênalti. Reinaldo cobrou forte, no alto, sem chances para Fábio. Tudo igual no placar aos 28 minutos.

O gol de empate desestabilizou o Flu e Soteldo, agora jogando pelo lado direito, infernizava a defesa carioca. Aos 30, Esquerdinha derruba o venezuelano por trás e leva o amarelo. Na cobrança da falta, Reinaldo bateu direto e Fábio foi enganado pelo quique da bola, que morreu no fundo da rede para decretar a virada gaúcha.

O Fluminense seguiu nas cordas sob a pressão do Grêmio, até que aos 38 minutos, após disputa com Ganso na área Tricolor, Rodrigo Ely desferiu um soco no abdômen do adversário e foi flagrado pelo VAR. O árbitro mostrou o cartão vermelho e deixou o Grêmio com um a menos em campo. O panorama do jogo se inverteu completamente e o Flu passou a amassar os gaúchos em busca do empate. Mas o Grêmio soube segurar o resultado e leva a vantagem do empate para o Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE