PUBLICIDADE

Sinop: vereador cobra esclarecimento sobre mortandade de peixes no Teles Pires

PUBLICIDADE
Só Notícias (fotos: reprodução)

O vereador Elbio Wolkeis (Podemos), ex-presidente da câmara, cobrou em pronunciamento na sessão ordinária de ontem, que seja apurada a causa da mortandade de peixes, no rio Teles Pires em Sinop, nas proximidades da usina hidrelétrica, ocorrida no final de semana. “A vergonha que tá acontecendo lá, tanto de peixes que estão morrendo. Cadê a fiscalização? Cadê a Sema, cadê os órgãos ambientais que não tão fiscalizando isso?”, questionou. “Um pai de família, por uma lei estadual, pegar e ir pescar no final de semana” e “querer trazer um peixe pra casa ele pode ser preso por causa disso, em todo Estado. Será que vão prender os responsáveis… o que tá acontecendo lá na usina? Ou será por causa que é uma grande empresa ninguém vai mexer? Vamos aplicar apenas uma multa, que a multa você recorre por tantos e tantos anos e, quem sabe, nem paga aquele desastre ambiental”, questionou, na tribuna.

A assessoria da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) informou, ontem, que “apura as responsabilidades” sobre a mortandade de peixes, no final de semana, no rio Teles Pires, em Sinop, próximo à usina hidrelétrica e que “já solicitou um relatório para avaliar o impacto e possíveis autuações”.

Ainda não está esclarecida a quantidade de peixes que morreu. Pescadores que registraram ocorrido relatam que morreram das espécies, corvina, cachara, pacu, piranha e muitos alevinos.

Outro lado
Procurada por Só Notícias, a empresa informou que não vai comentar as declarações do vereador.

Na segunda-feira, em nota, a Sinop Energia informou que “está ciente da ocorrência de morte de peixes em áreas próximas ao nosso empreendimento hidrelétrico, a jusante das estruturas da barragem” e até o momento, “não há evidências que indiquem que a ocorrência esteja relacionada a operação da usina. A empresa explica que “monitora a situação de perto, e nossas equipes técnicas estão em campo realizando coletas e análises detalhadas para entender os fatores que contribuíram para esse episódio”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE