PUBLICIDADE

Sinop: SEMA diz que apura responsabilidades da mortandade de peixes no Teles Pires

PUBLICIDADE
Só Notícias (fotos: reprodução)

A secretaria de Estado de Meio Ambiente informou, hoje, no final da manhã, que “apura as responsabilidades” sobre a mortandade de peixes, no final de semana, no rio Teles Pires, em Sinop, próximo à usina hidrelétrica. A SEMA acrescentou, através da assessoria, que “já solicitou um relatório para avaliar o impacto e possíveis autuações”. Na nota não é informado se fiscais estiveram no rio, ontem ou hoje, fazendo os procedimentos para apurar a causa. A unidade em Sinop foi procurada por Só Notícias mas informou que a assessoria da pasta se pronunciaria.

Também não está esclarecida a quantidade de peixes que morreu. Pescadores que registraram o ocorrido relatam que morreram das espécies, corvina, cachara, pacu, piranha e muitos alevinos. 

A Sinop Energia, procurada por Só Notícias, informou que “está ciente da ocorrência de morte de peixes em áreas próximas ao nosso empreendimento hidrelétrico, a jusante das estruturas da barragem” e até o momento, “não há evidências que indiquem que a ocorrência esteja relacionada a operação da usina. A empresa explica que “monitora a situação de perto, e nossas equipes técnicas estão em campo realizando coletas e análises detalhadas para entender os fatores que contribuíram para esse episódio”.

Em agosto de 2020, centenas de peixes de várias espécies morreram no Teles Pires em Sinop. À época a Usina Hidrelétrica Sinop explicou que “em decorrência do período da seca, o reservatório teve redução do nível de água chegando próximo ao limite, sendo necessária a parada das unidades geradoras” e que “essa alteração pode mudar momentaneamente o ambiente aquático próximo ao reservatório e pontualmente gerar impacto aos peixes”. Em 2019, foram constatadas mortes de 13 toneladas de peixes e a SEMA multou a Usina Hidrelétrica Sinop em R$ 50 milhões. 

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE