A escola de samba Mocidade Alegre, do bairro do Limão em São Paulo, venceu o carnaval paulistano por uma diferença de apenas meio ponto em relação à Vai Vai, do bairro Bexiga, que ficou com o vice-campeonato. O terceiro lugar foi para a Rosas de Ouro.
Com o enredo Da Chama da Razão ao Palco das Emoções… Sou Máquina, Sou Vida, Sou Coração Pulsando Forte na Avenida, a vice-campeã do carnaval 2008, a Mocidade, que conquistou hoje (24) seu sétimo título, cantou na avenida o tema coração, em suas diversas formas: histórica, lúdica e carnavalesca. Foram 5 carros alegóricos e 25 alas. O desfile da escola, que contou com 3.100 foliões, teve seu ponto alto quando os integrantes da bateria formaram um coração ao entrar no recuo, área destinada à bateria na Passarela do Samba.
Fundada em 1967, a escola a Mocidade Alegre havia vencido pela última vez em 2007. Os títulos anteriores foram conquistados em 1971, 72, 73, 1980 e 2004.
As escolas Unidos do Peruche e a Nenê de Vila Matilde foram rebaixadas e desfilam no Grupo de Acesso, no carnaval de 2010.