Foram registradas, de janeiro a julho, 475 ocorrências de estelionatos, segundo levantamento da secretaria estadual de Segurança Pública, que Só Notícias teve acesso. Em comparação com o primeiro semestre do ano passado, houve aumento de 21,7%. Conforme o Sistema de Registro de Ocorrências Policiais, foi registrada média de 79 ocorrências de estelionatos, por mês.
Já em Nova Mutum, Só Notícias apurou que são 264 casos registrados durante os primeiros seis meses deste ano. Houve uma queda de 21,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2024, a média mensal foi de 44 ocorrências.
Em todo Mato Grosso, neste primeiro semestre, foram 13.648 ocorrências de estelionatos. O aumento em relação a 2023 é de 15% (11.909 registros). Em Sinop, foram mais de 800 casos, enquanto em Sorriso passou de 480.
Não há um montante do prejuízo causado. Na sua maioria, os golpes são aplicados através das redes sociais, desde o perfil falso em aplicativo de redes sociais, link falso, boleto falso, leilão de veículo, comércio de eletrônicos e eletrodomésticos e outros.
O crime de estelionato exige quatro requisitos obrigatórios para sua caracterização, sendo obtenção de vantagem ilícita; causar prejuízo a outra pessoa; uso de meio de ardil, ou artimanha, enganar alguém ou a levá-lo ao erro. A ausência de um dos quatro elementos, seja qual for, impede a caracterização do estelionato. O crime aceita apenas a forma dolosa, ou seja, que haja real intenção de lesar, não havendo previsão forma culposa, ou sem intenção.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.