O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira, iniciou hoje a remoção dos motores da aeronave da Voepass Linhas Aéreas, de matrícula PS-VPB, que caiu na tarde da última sexta-feira, em Vinhedo (SP). A queda matou 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes.
A remoção dos motores da aeronave conta com a presença de representantes da França Bureau D’enquetes Et D’analyses Pour La Securite De L’aviation Civile, France – BEA (Escritório de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil da França,), responsável pela fabricação da aeronave e também de representantes da agência do Canadá responsável pela fabricação dos motores, a Transportation Safety Board of Canada (TSB).
De acordo com a nota divulgada pela FAB na manhã deste domingo, os motores turboélice da aeronave da marca franco-italiana Avions de Transport Régional (ATR), serão inicialmente armazenados em São Paulo (SP), nas instalações do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) para continuidade das investigações técnicas.
De acordo com o site oficial da ATR, a ficha técnica do referido avião, o motor turboélice PW127M, foi desenvolvido e fabricado pela Pratt & Whitney Canada, posteriormente, certificado pela Transport Canada Civil Aviation.
Ontem, os gravadores de voz da cabine e de dados do voo 2283, armazenados em duas caixas-pretas, foram abertos por profissionais do Cenipa/FAB. A instituição estima que a análise dos conteúdos deve ser concluída em 30 dias, quando será divulgado o Relatório Preliminar de Acidente Aeronáutico.
Os 62 corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Sao Paulo, onde dezenas de profissionais realizam o trabalho de necropsia e identificação oficial. Segundo apuração da TV Globo, pelo menos outras quatro vítimas já foram identificadas.
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