O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/Deter) apontou redução de 51% nos alertas de desmatamento a corte raso no Bioma Amazônico de Mato Grosso de agosto de 2023 a julho deste ano. A comparação é feita com o mesmo período do ano anterior, tendo como base dados de imagens de satélite. Em relação à média histórica dos oito últimos anos, a redução foi de 40%.
Houve redução também nos dados dos nove estados da Amazônia Legal com queda de 45%, sendo 4.012 km². Em comparação à média histórica dos últimos oito anos a redução chega a 39%, sendo 6.618 km² média/ano.
Mato Grosso registrou nesse período de um ano 845 km² de desmatamento, enquanto no mesmo período de 22/23 foram registrados 1.734 km², e nos últimos 8 anos, o desmatamento ficou em 1.420 km² média/ano.
Os dados do Deter/Inpe são publicados mensalmente como referência para que os Estados e órgãos ambientais possam utilizá-los no planejamento das fiscalizações.
O secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Alex Marega, explica que a principal causa da redução é a atuação do Estado, que endureceu a responsabilização pelos crimes ambientais com o uso de estratégia e tecnologia, para melhores resultados da fiscalização em campo.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.