sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Seminário em Mato Grosso debate criação da Universidade Federal Indígena

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje o Semanário Regional de Escuta aos Povos Indígenas, visando a criação e implementação da Universidade Federal Indígena no Brasil. O encontro em Cuiabá é o 10° de 20 previstos pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI), com o objetivo de angariar as perspectivas de representantes dos mais de 305 povos indígenas do Brasil sobre o tema.

Presente durante a cerimônia de abertura do Seminário, o Pro-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, professor Jackson Rezende, destacou a importância do evento na UFMT e apontou a participação de diversos pesquisadores da Instituição que trabalham com questões dos povos indígenas. “A Universidade Indígena vai contribuir substancialmente para Mato Grosso e para o Brasil. É indispensável que aproveitemos esse momento para um debate profícuo, contribuindo com uma proposta que possa levar a diante essa demanda”, disse.

Atualmente, as universidades federais já possuem mais de 70 mil estudantes indígenas. Entretanto, como apontou a Coordenadora-Geral de Políticas Educacionais Indígenas do MEC, Pierlangela Nascimento da Cunha, “o objetivo é ter uma universidade que tenha uma concepção para formar povos indígenas, observando a diversidade, visando cursos diferentes, o uso da língua materna e pedagogias específicas”.

Neste sentido, Chiquinha Pareci, representante do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena, afirmou que desde 2000 já existem iniciativas de cursos de graduação voltados para a especificidade indígena em Mato Grosso, e que a realização disso em âmbito federal contribuiria significativamente para a ciência ocidental. “Penso que esse é o momento da humanidade dar essa atenção para a ciência indígena, pois esta tem muito a contribuir, principalmente nas questões ambientais”, concluiu.

O seminário aconteceu ao longo do dia, com participação de representantes dos mais de 43 povos indígenas de Mato Grosso.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio destrói empresa, carretas e carro em Sorriso

O incêndio atingiu uma empresa auto elétrica, na área...

Estudo aponta redução de área atingida por incêndios no Pantanal de Mato Grosso

A operação integrada de combate aos incêndios florestais resultou...

Professor do IFMT em Lucas recebe menção no “Oscar” da ciência brasileira

O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),...
PUBLICIDADE