A Polícia Civil deflagrou, hoje, a Operação Centro de Controle para desarticulação de um grupo criminoso especializado em crimes de furto, receptação e comercialização de módulos de caminhões conhecidos como ECU (Unidade de Controle Eletrônico). Foram cumpridos 18 mandados de buscas e apreensões domiciliares em vários endereços associados aos membros do grupo, e realizadas buscas em dois estabelecimentos comerciais e endereços residenciais dos investigados. As buscas foram em Várzea Grande, Cuiabá e Rondonópolis e apreendidos dois caminhões, 78 módulos, nove cabines de caminhão, peças e equipamentos relacionados aos veículos. Peritos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) reforçaram as operações.
As investigações iniciaram a partir do aumento significativo nos casos de furto de módulos eletrônicos de caminhões em Várzea Grande e Cuiabá que geralmente ocorriam durante a noite, em postos de combustíveis ao longo das rodovias, apontou a polícia, e os criminosos usavam técnicas e ferramentas específicas para remover os módulos sem danificar o veículo, demonstrando alto nível de sofisticação e conhecimento técnico. Diversas diligências e operações de inteligência permitiram à polícia mapear a estrutura do grupo criminoso. Foram identificados desde os executores dos furtos até os receptadores e intermediários que facilitavam a venda dos módulos furtados.
A rede criminosa operava principalmente em oficinas especializadas em carretas e caminhões onde os módulos eram revendidos a altos preços. Na buscas, foi encontrada grande quantidade de módulos eletrônicos, alguns já embalados para venda e que agora serão devidamente periciados. Também foi encontrado um cavalo mecânico e outros agregados de caminhões com indícios de adulteração, além de aparelhos celulares que serão periciados com a finalidade de avançar na investigação. A Polícia Civil continuará as investigações para identificar outros possíveis membros do grupo e desmantelar completamente a rede criminosa.
Em Sinop, esta semana, foram denunciados furtos de dois módulos centrais de caminhões Volvo em uma empresa e o prejuízo estimado é de R$ 33 mil cada equipamento.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.