PUBLICIDADE

Comércio mato-grossense deve movimentar quase R$ 400 milhões em vendas no Dia dos Pais, aponta pesquisa

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Lucas Torres)

Quase 60% dos consumidores mato-grossenses devem comprar algum presente para o próximo Dia dos Pais, que será celebrado no domingo (11). Segundo pesquisa de ‘Intenção de Consumo para o Dia dos Pais’, realizada pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), o comércio deve movimentar quase R$400 milhões neste período, cerca de 207% a mais que o mesmo período que o ano passado.

Tanto para os grandes varejistas quanto aos pequenos comerciantes do varejo, o Dia dos Pais é visto como uma oportunidade para impulsionar as vendas e movimentar a economia local, principalmente porque a preferência da maioria é por presentes voltados ao setor de vestuário (47%), seguido de calçados (40%), depois perfumaria (30%) e eletrônicos com 20%.

As lojas de departamento lideram a busca dos consumidores na hora da compra, com 57%, porém outros principais pontos de preferências entre os consumidores, são as lojas online e os pequenos comércios locais, que se comparado ao ano de 2023, a procura por lojas virtuais teve um aumento de 38% e os pequenos negócios aumentou em 41%, o que indica uma preferência significativa por esses tipos de lojas pelos consumidores.

“Os pequenos empresários correspondem a aproximadamente 49% das procuras dos compradores entrevistados, um aumento de mais de 40% em relação ao ano passado, [em 2023 era 8%, com estimativa de atingir R$ 10 milhões em vendas], portanto somente nos pequenos comércios este ano, deve se movimentar mais de R$ 140 milhões em vendas no período. Com isso, o montante gerado em vendas no pequeno negócio, é quase a metade do total geral do estado, que estima atingir pelo menos R$ 399 milhões. O que mostra a importância dos pequenos negócios para a economia de Mato Grosso”, destaca Lélia Brun, diretora Superintendente do Sebrae/MT.

Segundo indica a pesquisa, os meios digitais poderão ser bons aliados dos pequenos negócios. Por isso, o gestor estadual de Varejo do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves, orienta aos empreendedores se prepararem para alavancarem as vendas no período e investirem em campanhas nas redes sociais com posts que destacam essas ofertas especiais, testemunhos de clientes satisfeitos e contagens regressivas para a data comemorativa.

“Em relação ao ano passado a procura por compras pela internet, aumentaram significativamente, cerca de 38% a mais. Diante deste cenário favorável, sugiro intensificar a criação de conteúdo relevante nas redes sociais, com posts que destacam ideias de presentes e promoções especiais para a data. É importante também oferecer promoções atrativas, como descontos progressivos ou brindes em compras acima de um certo valor, que incentivem os consumidores a comprarem mais. Um atendimento pode não apenas melhorar a experiência de compra, mas também aumentar a fidelidade do cliente a longo prazo”, acrescenta Leandro.

A expectativa de gastos com presentes para o dia dos pais em 2024 deve atingir uma média de R$261 por pessoa, 74% a mais do que o ano passado. De acordo com levantamento realizado pelo Sebrae/MT, a maioria dos mato-grossenses (42%) pretende gastar entre R$ 200 a R$ 499, outros 38% afirmaram gastos até R$199. Apenas 10% responderam gastos acima de R$500.

“É uma data comemorativa que tem grande importância para o comércio devido ao aumento das vendas de presentes e serviços específicos para homenagear os pais, por isso o Sebrae/MT realiza a pesquisa para apoiar e fortalecer os empreendedores no sentido de se prepararem para o momento. É uma oportunidade para o setor empresarial, principalmente para os pequenos empreendedores aumentarem seus lucros com suas lojas ou serviços”, observa Jaqueline Trentino, gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT.

A ‘Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Pais em Mato Grosso’ – referente a agosto de 2024, segue a modalidade quantitativa e foi realizada via telefone, no período de 19 de junho a 09 de julho. A amostra conta com 798 entrevistados, tendo 95% de nível de confiança e 5% de erro. Os participantes são pessoas maiores de 18 anos residentes em Mato Grosso.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE