Ainda restam vagas em alguns cursos oferecidos pelo Departamento Municipal de Cultura. A informação foi confirmada hoje pelo assessor técnico de Cultura, Roberto de Oliveira. "Quem ainda não se inscreve eu tiver interesse em participar pode procurar a Casa de Cultura e fazer, gratuitamente, sua inscrição", reitera. Além das mais oito vagas abertas para o curso de bateria, estão em aberto os cursos de balé clássico, artes circenses, teatro de bonecos, desenho, artesanato, percussão e para os da área de dança. Todos na faixa etária de 7 a 17 anos. A Casa de Cultura, onde é realizada a maioria dos cursos, está localizada à Avenida dos Beija-Flores, 222-N.
Em 2010, a Administração Municipal oferece mais de 20 cursos, integrados nas diferentes escolas culturais municipais de Dança, Música Popular, Artes Cênicas, Artes e Cultura Popular e Artes Circenses. As aulas acontecem em dias diferentes, sendo algumas ministradas junto ao Centro de Atendimento à Criança e Adolescente (Caica) Marton Lucca e outras na própria Casa de Cultura. "Com este trabalho, acreditamos estar atendendo demandas de todos os segmentos, haja vista que no nosso planejamento procuramos oferecer oportunidades variadas para a população mutuense", observa.
Para efetuar a matrícula é necessária a seguinte documentação: menores de 18 anos – uma (01) foto 3×4; RG (se houver) e certidão de nascimento; RG E CPF do responsável; comprovante de residência. Para quem tem mais de 18 anos, a documentação é a seguinte: uma (01) foto 3×4; RG E CPF; e Comprovante de residência.
Além dos 21 cursos, segundo o assessor técnico de cultura, mais uma novidade está surgindo. "Dentro dos próximos dias devemos abrir, em parceria com Restaurante Casarin, um curso de dança italiana, para todas as idades a partir dos 7 anos", observa. As aulas serão ministradas por professor recém chegado do sul, que se colocou à disposição do Departamento para realizar um trabalho voluntário. Roberto de Oliveira adiantou também que, possivelmente, no dia 29 de maio, Nova Mutum estará recebendo a visita de representantes do consulado italiano, o que amplia a possibilidade de parcerias, inclusive, com vistas à criação de um centro de tradições italianas aqui.