Cinco atletas de Mato Grosso continuam empenhados por medalhas nas Olimpíadas que começaram há uma semana. Hoje, duas atletas representar o Brasil e o Estado em suas respectivas provas, com a chance não apenas de alcançar o pódio. Ana Sátila, de Primavera do Leste (238 km de Cuiabá), que conquistou um feito histórico para o Brasil ao garantir o 4º lugar na final do caiaque e o 5º na disputa da canoa individual da canoagem slalom, competiu neste sábado manha no caiaque cross, e avançou para a final, neste domingo.
Já a meio-campista, Ana Vitória, natural de Rondonópolis (215 km de Cuiabá), conseguiu a classificação junto a seleção brasileira de futebol feminino para as quartas de final da competição, após terminarem em terceiro lugar na chave do Grupo C. A partida contra a seleção da França esta tarde, às 15h.
Por garantirem uma vaga nas Olimpíadas, os atletas de Mato Grosso já são premiados com o valor de R$ 30 mil. Se ganharem medalhas, independentemente se de bronze, prata ou ouro, os esportistas receberão a premiação de R$ 100 mil do governo do Estado, do Prêmio Olímpico, da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.
Os demais atletas mato-grossenses, como Lissandra Campos, bolsista do projeto Olimpus MT, Almir Jr (salto triplo) e Caroline Santos (taekwondo) têm provas marcadas para serem realizadas na próxima semana, nos dias 6, 7 e 9.
A jogadora Isadora Lopes, atleta Olimpus MT, e Yasmin Soares, ambas da seleção brasileira feminina de rúgbi sevens, foram derrotadas pelo Japão por 39 a 12 na última segunda-feira e se despediram desta edição dos Jogos Olímpicos.