Uma reunião hoje à tarde com as polícias Civil, Militar e Federal, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e secretaria de Diversidade Cultural marcou o início das conversações para definir o esquema de segurança do carnaval, entre 12 e 16 de fevereiro. O efetivo a ser disponibilizado na praça Plínio Callegaro ainda será informado pelas instituições. O lançamento oficial da festa será na semana que vem.
Ainda nesta semana o poder público volta a se reunir com membros do Ministério Público para falar sobre as medidas que serão tomadas contra quem se envolver em confusões na festa. O carnaval ocorrerá nos mesmos moldes de 2009 quando foram realizados concursos para escolha do rei momo e rainha, blocos.
O Amigos do Sacolejo foi o campeão do ano passado. Ele obteve 161 pontos dados pelos jurados e levou a premiação de R$ 1, 5 mil. A disputa foi acirrada com o vice-campeão, Asavesso, que ficou apenas 2 pontos atrás – obteve 159 e recebeu R$ 750. O Unidos das Palmeiras, que apresentou diversas fantasias semelhantes ao carnaval nos grandes centros, fez participação especial.
Noutras cidades da região Norte a festa popular também começa a ser definida. Em Sorriso o “Sorrifolia” acontecerá de 12 a 16 de fevereiro, no estacionamento de um shopping. Em Alta Floresta será na mesma data na praça Cívica, como acontece tradicionalmente. Bandas locais deverão garantir a animação dos foliões. Em Nova Mutum, também nos mesmos dias, três bandas da Bahia e duas de Minas Gerais, além de grupos locais e djs, serão responsáveis pela animação do carnaval.
Em Lucas do Rio Verde serão cinco noites de folia e duas matinês animadas por duas bandas sendo uma de Santa Catarina e outra da cidade. O carnaval de Lucas do Rio Verde será no lago Ernani Machado.