Os preparativos para o Carnaval 2010, uma das maiores festas populares de Cuiabá, já começaram. Em reunião com a equipe coordenadora da festa, incluindo representantes de blocos e escolas, o Secretário de Cultura do Município, Adevair Cabral, comandou a definição do regulamento do carnaval. A festa começará no próximo dia 22 com a escolha da rainha no Clube Feminino e, no próximo dia 29, acontece o Baile da Cidade, no mesmo local. Oficialmente a festa popular ocorrerá nos dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro, em 11 pontos de Cuiabá: Grande CPA, Parque Cuiabá, Tijucal, Aguaçú, Guia, Porto, Osmar Cabral, Planalto, Lixeira, Pedra 90 e Feira da Mandioca.
Cabral garantiu que a folia promete, mais uma vez, agitar a população que ganhará mais uma opção de diversão com muita segurança. "A descentralização já aconteceu no ano passado e vamos repetir a estratégia este ano, já que o resultado foi positivo para a diversão e a segurança da população", disse Cabral. A partir do dia 14 a 16 de fevereiro, na Av. 15 de novembro, no bairro do Porto, acontece o desfile dos blocos e escolas de samba.
Para desfilar no carnaval, os grupos deverão seguir o regulamento, que exige o preenchimento da ficha de inscrição, que deve ser protocolada junto à Secretaria da Cultura do Município e à Associação dos Blocos Carnavalescos de Cuiabá – ABLOCC, até o dia 15 de janeiro (sexta-feira). No ato da inscrição, bloco e escola deverão apresentar, obrigatoriamente, a candidata a Rainha do Bloco, para concorrer ao posto do carnaval 2010.
Este ano a Cultura cobrará com rigor a prestação de contas dos recursos financeiros, e os que estiverem inadimplentes automaticamente serão impedidos de receber novos financiamentos até que as pendências sejam solucionadas. "Vamos exigir a prestação de contas, e quem não apresentá-la dentro de trinta dias após o carnaval será suspenso por dois anos, isto é, não poderá desfilar e nem disputar o carnaval dos anos seguintes", ressaltou Cabral.
Os blocos estão divididos em três grupos: Grupo A, B e C.
O Grupo A é formado por no máximo 10 blocos que se apresentaram em 2009 já incluídos os que subiram do Grupo B. O Grupo B é formado por 05 blocos que se apresentaram no ano anterior, incluídos aqueles que caíram do Grupo A. No dia 13 se apresentarão os blocos do Grupo A, e no dia 15 desfilarão os três primeiros colocados do grupo A do ano passado; as escolas de samba também desfilarão no mesmo dia, entrando na Avenida da seguinte forma: Em 3° lugar a Escola Tradição, em 2° lugar Escola Melados e em 1° lugar a Escola Boca Suja.
O desfile oficial começa às 20h00, e os blocos devem comparecer à passarela do samba com um mínimo de uma hora antes da sua apresentação. O tempo de desfile para cada bloco será de 50 minutos, incluído o pedido de permissão da diretoria do bloco ao corpo de jurados.
Cada bloco deverá ter no mínimo 200 componentes e cada escola desfilará com não menos de 300 componentes. Os quesitos de julgamento para os blocos são: samba enredo, bateria, evolução e empolgação, criatividade, comissão de frente, fantasia, enredo e ala fantasiada. Os quesitos avaliados de cada escola são: comissão de frente, porta bandeira e mestre sala, alegorias e adereços, fantasias, enredo, samba de enredo, harmonia, evolução e empolgação e bateria. Cada quesito será julgado por três profissionais de reconhecida atuação na área. Os troféus serão entregues aos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar.
Os dois blocos classificados com menores notas no Grupo A, na apuração final, serão remanejados para o Grupo B no carnaval do ano seguinte. Os dois blocos melhores colocados no Grupo B serão acenderão para o Grupo A do carnaval do ano seguinte, e os dois piores classificados cairão para o Grupo C. Os dois blocos melhores classificados do Grupo C subirão para o Grupo B.
O desfile é organizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio de uma Comissão de Organização e Ética, cujos membros, indicados pela Secretaria da Cultura de Cuiabá, são eleitos pelos blocos. A comissão do carnaval 2010 é formada pelo presidente Adevair Cabral, os membros Juliene Paola dos Reis e Moisés Mendes Martins, enquanto que os membros da comunidade são: Gilmar Fonseca e José de Paula. A comissão foi definida em com a Associação dos Blocos Carnavalescos de Cuiabá – ABLOCC.