sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Sinop: lançado livro Guardiões da Floresta com a história do setor madeireiro

PUBLICIDADE

A força, o imensurável valor, a história e as conquistas do setor madeireiro na região Norte de Mato Grosso estão registradas no livro “A Saga dos Guardiões da Floresta”, lançado ontem à noite, em Sinop, por iniciativa do Sindusmad e Cipem. A solenidade foi a sede do sindicato, com pioneiros do setor em Sinop, Marcelândia, Vera, Claudia, lideranças políticas e de entidades.

Nas 275 páginas, estão registrados o pioneirismo e bravura de muitos madeireiros, começando pela família Mayer que liderou um grupo que colonizou Porto dos Gaúchos (150 km de Sinop), em 1955, onde foi implantada a primeira madeireira. A expansão da atividade, na década de 70, proporcionou o surgimento de diversas cidades, sendo o setor madeireiro, por muitos anos, a principal atividade comercial – Sinop e Alta Floresta estavam inseridas neste contexto.

Com centenas de fotos e depoimentos emocionantes de muitos desbravadores, o livro busca sepultar a visão equivocada de muitos que o madeireiro é o destruidor da floresta. Ao contrário. É seu principal defensor. “O setor de base florestal  de Mato Grosso quer a floresta em pé. Isso é fato. Não há o que discutir. De nossa parte não há o mínimo interesse em terras nuas e, muito menos, árvores derrubadas de forma indiscriminada, sem o planejamento ambientalmente justo. O interesse de derrubar matas é de outros setores da economia que se beneficiam com isso”, consta, no livro. “A permanência do setor madeireireo depende que a floresta esteja salva, pois a manejando sustentavelmente, é possível gerar renda e riqueza para sempre”, conclui a autora, a jornalista Cristiane Oliveira, que conduziu um trabalho de pesquisa por mais de um ano, juntamente com a superintendente do sindicato, Adelita Dias, que conduziu o projeto técnico.

No lançamento, o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras (Sindusmad), José Eduardo Pinto, um dos idealizadores do livro. “Somos os guardiões. Trabalhamos de forma sustentável, permitindo o crescimento de novas árvores e reflorestando”, disse. O presidente do Cipem, João Baldasso, também enalteceu a importânica do livro para deixar registrado na história a grande importância do setor madeireiro para Mato Grosso.

No final, foram homegeadas lideranças do segmento, pioneiros de Sinop e profissionais que contribuíram, em suas atividades, para defender e fortalecer o setor.


Eduardo, Cristiane e Baldasso autografam livro  (Fotos- Birco Curado – mais fotos estarão em Social News)

José Eduardo, presidente do Sindusmas, discursando

Jornalista Cristiane Oliveira, autora do livro

Pioneiro de Sinop, Ascânio Baptista de Carvalho ( à dir) recebe título Guardões da Floresta

Ilson Redivo (à dir.) recebe título Guardiões da Floresta

Inácio Enzweiller, pioneiro de Sinop e no setor madeireiro

Filho do pioneiro Osmar Jordan ( à dir)  recebe título Guardões da Floresta

Jaldes Langer (à dir) recebe título Guardiões da Floresta

Marcos Azevedo, do Só Notícias ( à esq)

Alguns trechos do livro A Saga dos Guardões da Floresta (fotos: Só Notícias/Cleverton Neves)


 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE