O Ponto de Cultura Aruandê, com atuação em Sinop, lançou o projeto Novembro Negro. As atividades aconteceram no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim das Palmeiras, onde 35 pessoas participaram da oficina de Beleza Negra Mulher. A oficina, realizada no sábado (5) teve técnicas de tratamento de pele e maquiagem de mulheres de pele negra e morena além do tratamento, penteado e tranças.
A oficina teve duração de oito horas, com direito a certificado que será entregue no final deste mês. As inscrições e o curso foram inteiramente gratuitos. Além de oficinas, a programação do Novembro Negro conta com debates e apresentações culturais ao longo de todo o mês.
O evento conta com apoio da Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e Secretaria da Diversidade Cultural. Os grupos de capoeira de Sinop Acalf, Capoeira Vip, Guerreiros de Aruanda e Capoerê que são parceiros do Ponto de Cultura também estão colaborando nas atividades.
O Ponto de Cultura Araundê Mato Grosso é uma iniciativa da Associação de Ecologia e Defesa da Amazônia (Ecodam) e conta com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC/MT) e Governo de Mato Grosso, e Governo Federal – Programa Mais Cultura/Ministério da Cultura.
Programação do Novembro Negro Sinop:
De 05 a 15 – Curso sobre produção de Instrumentos de percussão de Capoeira
Dia 12 – Oficina de Danças Afro-brasileira
14 a 19 – Apresentações Culturais de Capoeira e Danças Afro em escolas e Bairros de Sinop (Grupos Capoerê e Guerreiros de Aruanda, Capoeira VIP e Capoeira Acalf)
18 a 20 – 4º Festival Cultural de Capoeira Acalf
Dia 20 – Grande Roda de Samba, Capoeira e Feijoada em Comemoração ao Dia da Consciência Negra
Dia 25 – Fórum de Cultura Afro-Brasileira
Dias 26 e 27 – 5º Fest Capoeira Vip de Sinop