PUBLICIDADE

Grandes queimadas atingem sítios e fazendas no Nortão; bombeiros, brigadistas e moradores combatem

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (fotos: reprodução)

Alguns pontos de queimadas foram registrados hoje, na área da zona rural de Itanhangá (172 quilômetros de Sinop), na região da MT-242, sentido Monte Alto. Ao Só Notícias, o prefeito Edu Pascoski, afirmou que foram simultâneos e teriam sido colocados propositalmente. Além dos próprios moradores, com caminhões-pipas, equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas de municípios vizinhos foram acionados para auxiliar no combate.

“Estão indo caminhões-pipas de Tapurah, Ipiranga e caminhões dos bombeiros de Lucas do Rio Verde. A polícia eu estou pedindo socorro lá. Estou aqui em Cuiabá, acabei de sair de uma reunião de audiência com o Conselho Nacional de Justiça e lá o povo está desesperado, estão (queimadas) acabando com os sítios do pessoal. São bois, vacas, porcos que estão morrendo”, disse o prefeito, ao Só Notícias.

As causas dos incêndios ainda devem ser investigadas. Segundo o prefeito, existem suspeitas que possam estar ligado com a decisão da justiça federal em suspender a liminar favorável ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para reintegração de lotes em um assentamento em Itanhangá.

A decisão provisória assegurou a permanência das famílias que ocupam imoveis na área do assentamento. “O INCRA há mais e 25 anos não resolveu a entrega dos documentos dos assentados e agora entra com processo de reintegração de lotes para assentar novas famílias”, acrescentou o prefeito.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE