A arara-canindé (ara ararauna) adulta foi resgatada por trabalhadores, ontem à tarde, nas imediações da rodovia federal (BR-163), no perímetro urbano de Sinop. O caso foi comunicado à equipe da Polícia Rodoviária Federal. segundo os relatos, a ave estava sobrevoando em baixa altitude, quando acabou se chocando num veículo de carga. O animal teve um pequeno trauma na região da cabeça e foi encontrada por funcionários de obra.
Com isso, a transportaram até a unidade da polícia, que, por sua vez, enviou o animal ao hospital veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, onde passou por exames iniciais. A arara deve ser encaminhada aos cuidados da Diretoria de Unidade Desconcentrada da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema), em Sinop, visando oferecer abrigo temporário para a realização de avaliações posteriores.
De acordo com dados do instituto Arara Azul, essa espécie é considerada como a de menor tamanho, podendo atingir cerca 86 cm e pesar entre 995 a 1380g. Ela está distribuída entre os biomas da Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado.
Em decorrência de efeitos gerados pelo desmatamento e degradação dos habitats, o Instituto também avalia que a arara-canindé tem se adaptado ao meio urbano, especialmente em cidade com árvores frutíferas e locais de reprodução adequados.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.