As inscrições de trabalhos para o quinto festival de Cinema na Floresta, previsto para os dias 5 a 10 de setembro, encerrarão em 8 de julho e a expectativa da organização é que os números da edição anterior sejam superados. “Ano passado, tivemos 280 inscrições de 21 estados. Esperamos ultrapassar esse número”, disse, por assessoria, o diretor de produção do festival, Elenor Cecon Junior.
O evento, segundo ele, representa a valorização da produção brasileira de cinema e vídeo. Além da premiação em dinheiro que será estipulada, os participantes disputam o troféu Capivara. Para concorrer, podem ser inscritos videoclipes musicais de até cinco minutos; curta-metragem (com até 20 minutos); média-metragem (21 a 60 minutos); e longa metragem (acima de 60 minutos).
Só podem participar do processo de seleção, filmes finalizados a partir de julho de 2009 e que ainda não tenham sido exibidos no Festival de Cinema na Floresta. O resultado dos selecionados será divulgado a partir do dia 15 de agosto.No ano passado, foram escolhidos para exibição 31 filmes.
“Nesta edição vamos repetir durante o evento a divulgação de mostras especificas como a ‘Viva Floresta Viva” com filmes que abordam a temática ambiental e temas ligados à população que vive na floresta amazônica. Também vamos exibir filmes em comunidades rurais, oficinas em escolas e apresentação de filmes para o público infantil”, explicou Cecon.
Além das apresentações, o festival é composto ainda por oficinas, encontros, seminários, painéis, debates, conferências, mostras entre outras atividades ligadas ao mundo audiovisual.