Os autores ou representantes dos 15 projetos classificados na Lei de Incentivo a Cultura receberam, ontem, os certificados de participação, entregues pelo prefeito Juarez Costa. Ele lembrou que “esse trabalho iniciou, em nossa gestão, em 2009. Ano passado aplicamos um valor mais alto e pretendemos aplicar mais em 2011. Fico feliz em poder atender porque temos muita gente com capacidade realizando sonhos pessoais e coletivos”, apontou. A projeção para ano que vem é de R$ 150 mil em incentivos. A assessoria de imprensa da prefeitura não informou o montante investidos este ano.
Juarez destacou ainda que o trabalho dos artistas locais está sendo reconhecido internacionalmente. “Exemplo disso é a Feira Internacional: os expositores de fora estão comprando nosso artesanato para levar para outros países”, comentou.
Para a professora Ruth Varea, membro do Conselho Estadual de Cultura, o incentivo é muito importante para todos os artistas. “Tenho orgulho de representar Sinop porque aqui temos a Lei de Incentivo, cidades como Rondonópolis, por exemplo, não tem essa Lei, contudo solicitamos ao prefeito a aprovação do Fundo de Apoio a Cultura para implementar nosso trabalho”, disse Ruth. Juarez se comprometeu em atender a solicitação da classe no próximo ano.
Inicialmente, 55 candidatos haviam encaminhado seus trabalhos para participar da avaliação do Conselho Municipal de Cultura. Os projetos contemplados:
·Divulgação do 2° CD da dupla Protetor e Zé Paraná-Vivaldo Teodoro de Araújo
·Bairros em arte-Maria Lucia de Souza
·Exposição fotográfica “Olho nu” – Patrícia Soares Assunção
·Tramando Fibras e Tecendo Histórias – Brine de Mattos
·IV Literomusical-Solange Scatambuli Walker
·Coração de Mãe-Lidionete Pedrino Borges
·CD Águas Vivas-Marcio Andrade Carvalho
·Espetáculo de dança “Ao vivo e a cores”
·Duo Violão e piano – Gedeane Paiva Ferreira Thalenius
·Cultura da Nossa Terra-Janaina dos Santos
·Espetáculo de teatro “A formula do trânsito perfeito”
·Educar dançando – Rafael Maciel de Alencar
·Oficina de teatro nas escolas – Luiz Carlos da Silva
·MPB em Sinop – Dayane Florentina Ferreira
·Ler é cultura – Mauro Rebeque